Ciclo de Conferências da Cátedra UNESCO 'Património Cultural dos Oceanos'
Ciclo de conferências
Colégio Almada Negreiros

No próximo dia 25 de Novembro, a investigadora Teresa Lacerda (CHAM) será a próxima convidada para mais uma conferência SEA US 2021.

Esta edição irá decorrer presencialmente na sala 386 do Colégio Almada Negreiros, no Campus de Campolide, Universidade NOVA de Lisboa, e simultaneamente em direto no Canal de Youtube da Cátedra.

Conferência «A Nau São Francisco Xavier, nos trilhos das Rotas da Seda»

D. António de Meneses foi capitão-mor na nau São Francisco Xavier que naufragou na barra do Tejo, em 1625. Entre os vestígios do naufrágio encontrados nas campanhas realizadas por arqueólogos do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, da Marinha Portuguesa e da Câmara Municipal de Cascais, encontrou-se porcelana e entre a lista dos salvados existia seda. Esta nau da Carreira da Índia, como todas as
outras, fazia parte de uma extensão da milenar Rota da Seda. A Goa confluíam produtos da China, que chegavam à Europa atravessando o Índico e o Atlântico. D. António, foi assim um agente activo neste trilho
marítimo. Anos antes, em 1615, foi nomeado capitão de um navio que ia para a Índia, mas perdeu a partida das naus. Assim, acabou por se aventurar numa viagem por terra até Goa, onde recuperou o comando do seu navio para a viagem de regresso a Lisboa. A capitania na Carreira da Índia era de tal modo compensadora, que D. António arriscou várias vezes participar na extensão portuguesa da Rota da Seda, fazendo-o uma vez por terra. D. António teve outro papel importante na História de Portugal, foi um dos 40 conjurados que repuseram um rei português no trono, depois de 60 anos de domínio espanhol.

CHAM | Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos

As conferências deste ciclo estão disponíveís no Canal YouTube da Cátedra Unesco «O Património Cultural dos Oceanos» aqui.