“Campo de Visão. Exercício e linguagem cénica”
Seminário
Av. de Berna, Torre A, Auditório A1

“Campo de Visão. Exercício e linguagem cénica” é o tema do próximo Seminário Permanente de Performance & Cognição (ICNOVA – Instituto de Comunicação da NOVA), por Marcelo Lazzaratto. A sessão tem lugar no Auditório A1, Torre A, NOVA FCSH, no dia 31 de março, às 18h, com entrada livre. A apresentação do Seminário estará a cargo de Paulo Filipe Monteiro, professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa.

Ator, professor e encenador, Marcelo Lazzaratto apresentará a origem e o desenvolvimento do sistema improvisacional coral Campo de Visão, bem como o processo que o transformou em linguagem cénica.

Para demonstrar esse percurso, fará uma sessão prática do exercício com atores e atrizes e estabelecerá diálogo com imagens de trechos dos espetáculos “Amor de Improviso” (2003), “Ifigênia” (2012) e “Diásporas” (2017) que revelam a investigação, a consolidação da pesquisa e a sua utilização criativa. Estes trabalhos foram realizados pela Companhia Elevador de Teatro Panorâmico, da qual Lazzaratto é diretor artístico desde 2000.

Em linhas gerais, o Campo de Visão objetiva a ampliação da visão periférica e da perceção do outro, desenvolve a noção espacial, ativando e articulando um estado de concentração poética em que Razão e Sensibilidade se interseccionam livremente. O sistema promove relação e reflexão sobre o binómio individualidade-coletividade, inspirada na relação coro-protagonista das tragédias gregas, e instiga os participantes a realizar o difícil, porque complexo, exercício de alteridade.