Caminhada à Descoberta da Samarra (Sintra)
Encontro

No dia 15 de maio, sábado, o SASNOVA propõe-lhe uma caminhada que vai da Praia do Magoito à da Samarra. Neste percurso teremos oportunidade de passar junto à antiga pedreira do Casal dos Pianos – uma meca para os praticantes de escalada.

O nosso trekking inicia-se na Praia do Magoito. Subimos em direção a uma zona rural com várias hortas e campos cultivados. Passaremos ao lado do aeródromo da Tojeira, que vai dar ao vale da Ribeira da Samarra – uma zona com bastante mato em toda a área circundante e na própria ribeira que teremos ocasião de passar de uma margem para outra. Subiremos por um antigo caminho romano que vai dar a um estradão que nos conduz até à praia da Samarra. Esta praia forma uma baía estreita que protege o areal da forte ondulação existente nesta zona. Nas suas falésias podem observar-se interessantes formações geológicas. Um dos pontos altos desta caminhada será a descida até à antiga pedreira do Casal dos Pianos – uma Meca para a escalada que atrai praticantes de todo o mundo. O nosso passeio continua ao longo das falésias cultivadas e onde existem pastos para o gado. Passaremos ainda por duas pequenas ribeiras e iniciaremos a nossa descida até à Praia do Magoito.

*inscrições limitadas, com número mínimo de 9 pessoas, para se realizar, e número máximo de 12 pessoas

A actividade é, mais uma vez, aberta a toda a comunidade da NOVA e tem o custo associado de 9€ para estudantes e 14€ para não estudantes.

Para proceder à inscrição basta completar o registo na seguinte plataforma: https://forms.gle/q32LDpP75aXa3WUFA

Informações práticas

Distância: 13 Km

Duração: 5h (10h00 – 15h00)

Nível de dificuldade: 2/5 (Moderado)

Ponto de encontro: Praia do Magoito, junto ao restaurante “Duna Mar”

O que levar: Almoço volante, 1,5L de Água, roupa e calçado adequado às condições atmosféricas, Kit de proteção pessoal, máscara e álcool gel.