
Béatrice Joyeux-Prunel – Art History in the Age of Algorithms
Art History in the Age of Algorithms:
Big Data, AI, and the Challenges of Writing Art History
com Béatrice Joyeux-Prunel, Professor at the University of Geneva (Switzerland)
10 de outubro | 14h30
Auditório B2 (Torre B) – NOVA FCSH, Av. de Berna
* Aula proferida em Inglês
Curioso para saber como as ferramentas digitais estão a remodelar a forma como escrevemos a história da arte? Esta aula, seguida de um debate, apresentará vários métodos digitais na história da arte. Irá combinar uma perspetiva prática (“como é feito”) com uma reflexão crítica e teórica (“que efeitos epistemológicos produz”). Embora a História da Arte Digital se tenha mostrado particularmente frutífera para as ditas abordagens distantes (quantitativas, sociais e globais), ainda é mais desafiador conciliar esses métodos com as perspetivas tradicionais (particularmente formais e teóricas). Como, então, podemos garantir que tais resultados continuem a atender às expectativas da disciplina? Com base na sua própria investigação sobre as vanguardas e a globalização da arte, e nos projetos Artl@s e Visual Contagions, a Prof.ª Béatrice Joyeux-Prunel vai destacar tanto as contribuições quanto as limitações da “big data” e da “inteligência artificial” para a investigação em história da arte.
Leituras recomendadas:
- On the global history of the avant-gardes since 1945 : Béatrice Joyeux-Prunel,”Provincializing New York: In and Out of the Geopolitics of Art After 1945.” Artl@s Bulletin 10, no. 1 (2021): Article 12. https://docs.lib.purdue.edu/artlas/vol10/iss1/12/
- On the global history of the avant-gardes before 1945 : Béatrice Joyeux-Prunel,”Provincializando Paris. A narrativa centro-periferia da arte moderna à luz das abordagens quantitativa e transnacional”. 19&20, Rio de Janeiro, v. XIV, n. 2, jul.-dez. 2019. http://www.dezenovevinte.net/ha/bjp_provincializando.htm.
- More theoretical: Béatrice Joyeux-Prunel, “Why Horizontal Art History Cannot Escape Computation”, in: Horizontal Art History and Beyond. Revising Peripheral Critical Practices, edited By Agata Jakubowska, Magdalena Radomska. New York: Routledge, 2022, 195-205. DOI: 10.4324/9781003186519-21.
- A different position: Claire Bishop, “Against Digital Art History,” International Journal for Digital Art History, no. 3 (27 July 2018), https://doi.org/10.11588/DAH.2018.3.49915.