25
Nov
Avaliação dos Resultados e Perspetivas Futuras do Acordo de Paris
Conferência
18:00 às 20:00
Avenida de Berna

COP30 de Belém (Brasil): Avaliação dos Resultados e Perspetivas Futuras do Acordo de Paris

Local: Auditório B1, Torre B, Campus da Avenida de Berna

 

EDUARDO VIOLA, Prof. do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas e da Cátedra Santander de Depto de Estudos Políticos da Univ. Nova de Lisboa.

A COP de Belém está sendo realizada num momento geopolítico extremamente complexo e desfavorável. O sistema de COPs cada vez mais dá sinais de esgotamento como instrumento de materialização da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (RIO DE JANEIRO 1992). O aquecimento global atingiu 1,5 graus acima da média de 1850-1900 nos anos 2023 e 2024 e encaminha-se na mesma direção em 2025. Na conjuntura atual o planeta caminha para um aquecimento de entre 2,4 e 2,8 graus até fim do século, o que terá consequências severas para a quase totalidade da população mundial; com o aumento da frequência e intensidade dos extremos climáticos – secas, ondas de calor, tormentas, precipitações, inundações, aumento do nível do mar.  
O regime de mudança climática tem sido parcialmente bem-sucedido porque diminuiu a trajetória de aquecimento do planeta, que sem ele estaria na direção de um aquecimento de 4 graus, mas não conseguiu mudar substancialmente a trajetória de crescimento das emissões de carbono.
A COP de Belém teve alta participação de delegações governamentais, empresas, , sociedade civil e comunidade científica, mesmo com as dificuldades logísticas de fazer uma COP no meio da floresta Amazônica. A palestra analisará os resultados da COP e as perspetivas futuras do Acordo de Paris num contexto de aumento dos conflitos geopolíticos, diminuição da cooperação internacional e crescimento dos nacionalismos.

 

Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner