30
Jun
2022
A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo
Conferência Internacional
09:30 às 18:00 (30 Jun a 2 Jul 2022)
Colégio Almada Negreiros

A importância histórica das organizações profissionais de músicos para a definição das suas carreiras e estatuto socioprofissional, bem como o seu impacto na perceção pela sociedade da figura do músico e das suas atividades, tem recebido crescente atenção da parte da Musicologia, assim como de disciplinas como Sociologia e História. No entanto, a investigação sobre estas temáticas é ainda largamente insuficiente e pouco sistemática.

O congresso internacional “A música como profissão: estatuto, carreiras e associativismo” (séculos XVIII-XX), organizado pelo projeto de investigação PROFMUS, visa encorajar o diálogo e o intercâmbio sobre estas problemáticas e temas afins numa perspetiva internacional e de longa duração, através de diferentes abordagens científicas. 

Este evento, a decorrer entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2022, e que terá lugar no Colégio Almada Negreiros (NOVA FCSH) e no Museu da Música Portuguesa, trará a Portugal investigadores internacionais na área da música, musicologia, história, ciências sociais, e permitirá, pela primeira, apresentar e discutir diversas temáticas em torno da atividade profissional na área da música em diferentes períodos históricos e espaços territoriais. A riqueza e interesse das temáticas, e a qualidade dos participantes tornam o programa deste congresso muitíssimo aliciente para a comunidade académica, artística e para o público em geral.

PROFMUS é um projeto de investigação financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/ART-PER/32624/2017.

Informações adicionais