8ª Oficina de Audiovisual – Produção de Filmes Digitais
Encontro
19:30 às 21:30 (19 Jul a 25 Ago 2021)

EDIÇÃO INTERNACIONAL ONLINE

De 19 de julho a 25 de agosto
Segundas, Quartas e Quintas-feiras

Horário: 19h30 às 21h30 no horário de Portugal / 15h30 às 17h30 no horário do Brasil

Idioma: Português

Oficina totalmente gratuita.

DURAÇÃO: 60h (30h conferências + 30h exercícios)

OBJETIVOS
A 8a Oficina de Audiovisual é resultado de uma parceria feita pela NOVA com a Universidade de São Paulo que visa oferecer a membros destas universidades e de outras instituições académicas e sociais  conteúdo teórico e prático introdutório para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital.
Ao longo da oficina serão apresentados conceitos e exercícios que auxiliam o trabalho de estudantes e pesquisadores em atividades de planeamento, organização, execução e finalização de seus materiais audiovisuais.
A Oficina é indicada para quem deseja conciliar os próprios objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de conteúdo audiovisual. Embora apresente aspetos técnicos e teóricos relacionados a diferentes portes de produção a oficina prioriza o uso de equipamentos acessíveis como o telemóvel e câmaras portáteis e câmaras DSLR.

Durante todo o período da oficina (a/o)s participantes realizarão atividades individuais e em equipa  com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. A oficina é gratuita e faz parte de um estudo mais amplo ligado à produção de conteúdo digital.

Introdução: visão geral da produção audiovisual.
Pesquisa: o uso do material audiovisual em pesquisa. Funções e etapas de produção de um filme.
Produção e realização: estudo, planeamento e organização dos recursos, orientação de equipe e criação de documentos de linguagem.
Edição: requisitos para edição, construção de trilhas e linhas de tempo, edição e finalização.
Fotografia e som: câmaras digitais, enquadramento, luz, planos, estabilidade e som.
Roteiro/Guião: tipos de roteiros/guiões e adaptação para pesquisas.
Análise técnica de conteúdo relevante para a proposta da oficina.

ATIVIDADES
Execução de exercícios individuais e/ou em grupo nas diferentes funções abordadas na teoria. Elaboração de roteiro/guião adaptado com base em material de pesquisa. Elaboração e execução de plano de trabalho, definição de funções e escopo de projeto para os guiões. Definição de linguagem, documentos de realização, exercícios de preparação. Captação de áudio e vídeo colocando em execução os planos de produção e realização. Log/Arquivamento de material, processos de classificação e organização de material de captação, iluminação e áudio. Simulação ou execução de edição dos materiais captados e publicação. Apresentação dos resultados, publicação dos filmes e fechamento da oficina (certificação).

REQUISITOS

Acesso à internet, acesso à plataforma digital indicada (Zoom) com uso de câmara e microfone para interação com participantes, 16+

Data limte: 12 de julho ou até o encerramento das vagas
Via formulário: https://tinyurl.com/imargens-8
Mais informações: usp.br/imargens ou icnova.fcsh.unl.pt ou envie e-mail para: imargensusp@gmail.com.

Docentes responsáveis:
Profa. Dra. Carla Baptista (NOVA)
Prof. Dr. Álvaro Comin (USP)

Organização: Laboratório de Pesquisa Social da USP (LAPS) da Universidade de São Paulo e o Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA).

Mais informações: https://tinyurl.com/imargens-8