Eduardo Lourenço: centenário do nascimento
Bibliotecas NOVA FCSH
Todo o dia (23 Mai a 1 Ago 2023)
NOVA FCSH, Av. de Berna, 26-C, Torre B.

O filósofo Eduardo Lourenço nasceu a 23 de maio de 1923, na Beira Interior. Licenciado pela Universidade de Coimbra, em 1947 tornou-se assistente da Faculdade de Letras onde deu inicio a um percurso académico que passou pelas Universidades de Bordéus 2, Hamburgo, Heidelberg e Montpellier, entre outras.

Entre os vários prémios e distinções, Eduardo Lourenço recebeu o Prémio Camões em 1996, o Prémio Pessoa em 2011 e o doutoramento Honoris Causa pelas Universidades de Bolonha, Nova de Lisboa, de Coimbra, do Rio de Janeiro. Além destes, foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade de Portugal, em 2014, e condecorado como Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra de França, em 2002.

No dia do centenário do seu nascimento, a Divisão de Bibliotecas e Documentação inaugura uma mostra bibliográfica que evidencia não só a sua vasta obra como, também, a sua contribuição para o panorama intelectual português. Deste modo, além de obras fundamentais como Labirinto da Saudade, estão igualmente expostos livros por si prefaciados ou para os quais contribuiu, relevando este nome maior da cultura portuguesa.

A mostra estará patente até ao dia 1 de agosto, no átrio da Torre B do campus da Av. de Berna.