Etnomusicólogos de todo o mundo discutem “música” em Lisboa

Entre 21 e 27 de julho Lisboa vai receber, pela primeira vez, em cerca de 80 anos, a 46ª Conferência Mundial do Conselho Internacional de Música Tradicional (ICTM) que decorre a cada dois em dois anos numa cidade diferente. Organizado pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), centro de investigação da NOVA FCSH, esta Conferência vai trazer a Lisboa mais de 700 etnomusicólogos de todo o mundo e tem lugar no Colégio Almada Negreiros (Campolide).

A Conferência será realizada sobre um conjunto de temas que destacam investigações e inovações socialmente significativas na pesquisa sobre música e dança em todo o mundo, abrangendo os campos da saúde, clima, direitos humanos, indústrias, arquivo, ligações oceânicas e terrestres e cosmopolitismo. A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, adotada por todos os Estados Membros das Nações Unidas em 2015, fornece o apoio ético para a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e questões temáticas associadas na Conferência.

Será uma plataforma importante para reunir e divulgar conhecimentos recentes e avanços em áreas emergentes da investigação musical, estimulando a partilha de experiências e conhecimentos através de apresentações científicas, concertos, filmes, workshops e performances.

É de destacar a participação de investigadores mundialmente conceituados como Angela Impey (keynote speaker), Anthony Seeger ou Philip Bohlman, entre muitos outros especialistas oriundos de dezenas de países.

O ICTM é uma organização fundada em 1947 com relações consultivas com a UNESCO, e tem desempenhado um importante papel na promoção do conhecimento sobre a variedade musical do mundo.