Estudante da NOVA FCSH representa Universidade NOVA no Science Slam

O envolvimento político de ativistas abertamente LGBTQIA+ em movimentos sociais, partidos e outras iniciativas de ativismo à direita no Brasil entre os anos de 2013 e 2020 é o tema que Rodrigo Cruz, estudante do Doutoramento em Sociologia e investigador do CICS.NOVA, vai levar ao Eutopia Science Slam. O evento, que terá lugar em Ljubljana (Eslovénia) no dia 23 de novembro, reúne nove cientistas de universidades europeias para, numa apresentação com cinco minutos, partilharem os resultados da sua pesquisa científica com o público geral. O desafio passa por comunicar apenas com objetos, linguagem corporal e, se necessário, um assistente que terá de se manter em silêncio. As suas performances são depois avaliadas pelo público e por um júri de jornalistas ligados à comunicação de ciência.

Com o título “Rompendo o armário político: O ativismo LGBTQIA+ à direita no Brasil entre a internet e as ruas (2013-2020)”, a Tese de Doutoramento de Rodrigo Cruz aborda a crise política e social no Brasil despoletada pelos protestos de junho de 2013 e o surgimento de grupos e indivíduos LGBTQIA+ que se identificam como ‘liberais’ e ‘conservadores’. Segundo o autor, “essa nova geração de ativistas se difere de outras expressões de ativismo LGBTQIA+ ‘à direita’ anteriormente observadas na literatura por se oporem ou mesmo rivalizarem com os movimentos LGBTQI+ que lutam por igualdade de direitos. Com o apoio de métodos e técnicas qualitativas, o estudo propõe-se a analisar as dimensões contextuais, coletivas e individuais que teriam favorecido a emergência destes ativismos no atual cenário político brasileiro”, afirma. José Alberto Simões, docente do Departamento de Sociologia, é o orientador da Tese, que deverá ser concluída em 2023.

Rodrigo Cruz acredita que o projeto “tem o potencial para incitar reflexões importantes sobre o momento político que nós vivemos, não apenas no Brasil. Uma das questões que têm mobilizado os pesquisadores no debate atual sobre as direitas e extrema-direitas é justamente compreender o que atrai pessoas comuns em direção a estes movimentos, muitas vezes autoritários e favoráveis a medidas de austeridade que fragilizam as políticas sociais. É preciso perceber as razões pelas quais a sociedade se tornou permeável a esses discursos e encontrar caminhos para o diálogo, para a reconstrução da democracia e do tecido social. Há também um lugar comum de que as pessoas LGBTQIA+, imigrantes, mulheres, pessoas ‘racializadas’ seriam ‘naturalmente’ contrárias a estas políticas, mas há muitas pesquisas, incluindo a minha, que mostram exatamente o oposto”, completa.

Quanto ao peso da NOVA FCSH no seu percurso académico, o estudante sublinha que o CICS.NOVA tem sido fundamental para o desenvolvimento do seu projeto, considerando que “a NOVA está em sintonia com o que está sendo produzido de mais inovador no contexto europeu”. O momento da sua apresentação em Ljubljana é especialmente importante num contexto de “processos políticos relevantes no Brasil, Itália e Reino Unido”, contribuindo assim para que “mais pessoas tenham acesso a este trabalho e reflitam sobre o que está a acontecer”.

As apresentações do Eutopia Science Slam são em inglês e são transmitidas no canal de Youtube da Universidade de Ljubljana. O público será chamado a votar na melhor apresentação através de um sistema de voto à distância.