Equipa da NOVA FCSH desenvolve projeto de comunicação em parceria com a Pfizer

A NOVA FCSH está a desenvolver, em colaboração com os Laboratórios Pfizer e a Associação Portuguesa de Hemofilia, um projeto de adaptação da linguagem científica da terapia genética a uma linguagem compreensível e acessível para pessoas com hemofilia e para o público em geral.

O projeto “Caring Communication: a terapia genética no contexto da hemofilia” está a ser desenvolvido por uma equipa interdisciplinar liderada pela por Maria Grazia Rossi (investigadora do IFILNOVA e docente do Departamento de Ciências da Comunicação) em colaboração com Raquel Silva, do Laboratório Colaborativo Value for Health CoLAB e do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa

A equipa é constituída pelos investigadores Dima Mohammed (IFILNOVA), Ivone Ferreira (ICNOVA), Paula Videira (FCT), Patrícia Caneira (ICNOVA), Raquel Silva (CLUNL/VOH.CoLAB ), Rita Francisco (FCT), Rute Costa (CLUNL), Sandro Loupa (CLUNL) e Sara Carvalho (CLUNL). Conta também com a colaboração de instituições externas à Faculdade, como a Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e o Value for Health CoLAB.

O projeto será desenvolvido com base na investigação já conduzida nas áreas da comunicação de saúde, terminologia, literacia em saúde e divulgação do conhecimento científico por parte dos membros da equipa.

O projeto faz parte de uma parceria mais ampla do grupo NovaSaúde – Chronic Disease and Infectionda Universidade NOVA de Lisboa com a Pfizer.