Eco Campus: NOVA FCSH renova distinção de Bandeira Verde

A NOVA FCSH foi distinguida pela terceira vez com o galardão Eco-Escola. A Faculdade participa neste programa desde o ano letivo 2018/19. A renovação do galardão é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela comunidade académica em prol de uma Faculdade preocupada com a sustentabilidade e com as questões ambientais.

As iniciativas realizadas no âmbito do Eco-Escolas na NOVA FCSH durante o ano letivo 2020/2021 foram adaptadas devido à situação pandémica, tendo sido muitas das ações realizadas através das plataformas digitais. A Faculdade aproveitou também o período de confinamento para melhorar e organizar as áreas exteriores, um dos temas da edição deste ano do programa.

Algumas das ações realizadas em 2020/21:

• Iniciou-se o processo de identificação do nome comum e nome científico de cada uma das árovres e plantas presentes no campus da Avenida de Berna. Foram instaladas, nesta primeira fase, 16 novas placas identificativas, numa iniciativa que assinalou o Dia Mundial da Árvore;
  • Foi realizada compostagem com os resíduos sobrantes da preparação de refeições, especificamente das frutas e legumes, e dos resíduos do jardim para a obtenção de fertilizante;
  • Procedeu-se à limpeza e organização dos canteiros;
  • Foi colocada casca de carvalho de forma a fazer a cobertura do solo a nu;
  • Foram plantadas ervas aromáticas e criada uma mini-plantação de morangos.

Todas as ações tiveram o envolvimento da comunidade da NOVA FCSH, num compromisso claro com as boas práticas ambientais e sustentáveis.

Eco-Escolas/Eco-Universidades é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A entrega simbólica da Bandeira Verde está prevista para outubro, em Sintra.