Dois estudantes da NOVA FCSH distinguidos com a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos
6 de Novembro de 2025, 11:01
A Fundação Calouste Gulbenkian distinguiu dois estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa com a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos, no âmbito de um programa que visa identificar e apoiar estudantes de elevado mérito académico e potencial de investigação no Ensino Superior português.
Os estudantes galardoados são Rodrigo Miguel Tavares Furtado Cardoso, do curso de Ciência Política e Relações Internacionais, e Afonso Maria Campos Azevedo, do curso de História. Ambos integram agora o grupo restrito de bolseiros selecionados a nível nacional para esta edição do programa.
Mais do que uma bolsa, cujo valor pode ascender a 3 500 euros, o programa Gulbenkian Novos Talentos constitui uma experiência integrada de desenvolvimento Académico e Científico. Os bolseiros beneficiam de acompanhamento personalizado por tutores e comissões científicas, participam em retiros científicos e workshops e têm a oportunidade de investir em formação avançada, participação em conferências, escolas de verão, estágios, cursos de línguas e na aquisição de material de apoio à investigação.
O programa, que abrange áreas da Ciência básica, das Humanidades, das Artes e das Ciências Sociais, tem como objetivo identificar, apoiar e promover o talento emergente no panorama académico nacional, contribuindo para o fortalecimento da investigação científica e cultural em Portugal.
A lista completa de bolseiros selecionados pode ser consultada aqui.