PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA ESCRITA

Apresentação

Artes da Escrita é um curso de pós-graduação não conferente de grau que oferece formação avançada nas várias artes da escrita. Por «artes da escrita» designa-se um conjunto que inclui as práticas literárias reconhecidas pela instituição literária e académica - poesia, romance, conto, drama, ensaio… - e ainda as práticas de escrita que em torno daquelas gravitam, com maior ou menor grau de porosidade ou mesmo interseção: escrita para cinema e televisão, por exemplo, crónica, biografia e ensaio. Por «formação avançada» entende-se neste caso a que alia o trabalho de caráter oficinal - aprendizagem de técnicas aferida pela realização de obras - ao trabalho teórico e analítico, traduzindo-se essa aliança quer na estrutura curricular quer na conceção e na própria organização de cada uma das suas unidades. A docência da maior parte dos seminários estará a cargo de escritores convidados.

Objetivos

O curso em Artes da Escrita visa o aprofundamento da formação científica profissional em Artes da Escrita. Os alunos qualificados pelo curso deverão:

  • Possuir conhecimentos e técnicas de escrita a um nível que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e ou aplicações originais, preferentemente nos diversos contextos da criação literária; 2 — Saber aplicar esses conhecimentos e técnicas de escrita em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de trabalho e estudo;
  • Ter capacidade para integrar novos conhecimentos e novas técnicas, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos sobre trabalhos análogos aos que produzem;
  • Ser capazes de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
  • Ter adquirido competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Saídas Profissionais

O curso não concede formação certificada para o exercício de nenhuma profissão. Porém, garante formação avançada para atividades no âmbito da tradução literária, da divulgação cultural, em bibliotecas e espetáculos, e naturalmente a escrita de ficção, teatro, crónica ou ensaio profissionalmente ou não.

Regimes de acesso Ao curso

Em cada curso existem vários regimes de acesso possíveis. Estas são as variantes disponíveis para este Curso (para saber mais detalhes sobre elas clique nas opções).

São admitidos como candidatos à inscrição:

  1. Os candidatos detentores de um certificado de conclusão de licenciatura obtido em Estabelecimento de Ensino Superior de países subscritores da Declaração de Bolonha e de outros considerados afins, tendo em atenção a respetiva estrutura curricular com menção da média final;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, com menção da média final;
  3. Detentores de um currículo escolar ou científico reconhecido pelo Júri de Seleção, que ateste a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Estrutura curricular

Duração: 2 semestres | Créditos: 60 ECTS

O conjunto das unidades curriculares necessárias à obtenção dos 60 ECTS pode incluir 6 unidades curriculares com 10 ECTS cada:

  • qualquer das que compõem o plano de estudos da Pós-Graduação;
  • até duas dos mestrados de Edição de Texto e de Estudos Portugueses;
  • uma unidade curricular de qualquer das Pós-Graduações em funcionamento na NOVA FCSH, nos limites previstos nos respetivos regulamentos.

 

Coordenação

Corpo docente

Docentes Convidados

  • Joana Mello
  • José Maria Vieira Mendes
  • Maria Antónia Oliveira
  • Miguel Castro Caldas
  • Paulo Moura
  • Pedro Mexia
  • Rogério Casanova
  • Rui Cardoso Martins

Escritor Convidado

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer