MESTRADO EM GESTÃO DO TERRITÓRIO

O mestrado em Gestão do Território encontra-se estruturado de modo a permitir ao aluno a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências instrumentais e sistémicas nos domínios da Geografia e a Gestão do Território, através da formação avançada numa Área de Especialidade e do cruzamento de saberes com as restantes. As atividades curriculares e extracurriculares têm em vista o desempenho individual e o desenvolvimento das competências interpessoais que permitam um elevado grau de autonomia, capacidade para o trabalho em equipa e abertura para a aprendizagem ao longo da vida.

O curso tem igualmente como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências comuns:

  • aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos do Ordenamento e Gestão do Território;
  • aplicar metodologias e técnicas de análise espacial, diagnóstico e prospectiva;
  • desenvolver modelos de análise espacial com recurso a Tecnologias e Sistemas de Informação Geográfica;
  • ter capacidade científica e técnica especializada para elaborar instrumentos de desenvolvimento e de planeamento territorial e para compreender as repercussões das decisões técnicas e políticas no território;
  • conduzir e desenvolver estudos e projetos nas áreas do Ambiente, Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Deteção Remota e SIG, numa perspetiva integrada de Gestão do Território;
  • avaliar, científica e tecnicamente, estudos e projetos nos domínios do Ambiente, Desenvolvimento, Ordenamento e Gestão do Território.
  • aplicar conhecimentos e competências na resolução de questões novas e ou complexas, em contextos multidisciplinares.
  • ter capacidade para desenvolver aplicações originais e trabalhos de investigação.
  • comunicar o conhecimento e o saber fazer nos domínios da Geografia e Gestão do Território a públicos diferenciados.

 

CANDIDATURAS 2020/21

_____

Podem candidatar-se aos mestrados da NOVA FCSH os titulares de Licenciatura ou equivalente legal­. Os critérios de seleção são expostos no edital de cada ano letivo (disponível no topo desta página).

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres  Créditos totais: 120 ECTS (60 em unidades curriculares + 60 (55+5) na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno pode realizar ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo). No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente o Seminário de Metodologias em Gestão do Território (5 ECTS).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

 

Coordenação

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer