Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

O Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário insere-se na área da formação de professores de Geografia para o 3.º ciclo do ensino básico e o ensino secundário que há quase trinta anos existe na oferta formativa da NOVA FCSH.

Por alteração da legislação em vigor (Dec.-Lei 43/2007, de 22 de fevereiro) entre 2007 e 2014 esteve associada à formação de professores de História. Na sequência da entrada em vigor do Dec.-Lei 79/2014, de 14 de maio, a formação voltou a ser autónoma.

Principais objectivos do curso:

  • conhecer as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução genérica;
  • desenvolver a capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade da área disciplinar, níveis de ensino, alunos e meios escolares;
  • mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos no desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem colaborativas adequadas aos documentos curriculares mas, também, às especificidades dos alunos e meios escolares;
  • aprofundar conhecimentos científicos, tecnológicos, éticos e culturais e aplicá-los na prática letiva;
  • construir instrumentos didático-pedagógicos que permitam um desenvolvimento de competências e a aplicação adequada dos saberes;
  • habilitar à fundamentação de juízos e opções didático-pedagógicas que tenham em consideração aspetos sociais, científicos e éticos relevantes para a docência da disciplina de Geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário.

Após terminarem esta formação os diplomados ficam habilitados para exercer funções docentes na área disciplinar de Geografia, do 7.º ao 12.º anos de escolaridade, em estabelecimentos de ensino públicos, particulares ou cooperativos.

 

CONDIÇÕES DE ACESSO

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  • 120 créditos em Geografia, de acordo com o Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio atualizado com o Decreto-Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro.
  • Outras condições de acesso associadas aos mestrados em ensino podem ser consultadas na respetiva página.

 

CANDIDATURAS 2020/21

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Consulte o edital de candidatura disponível no topo desta página.

Estrutura curricular

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos: 120 ECTS (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).

Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

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