Conhecidos os vencedores da 5.ª edição do CINENOVA

Foram anunciados na passada sexta-feira, dia 23 de fevereiro, os vencedores do Festival Internacional de Cinema Universitário CINENOVA.

O Festival, que decorreu entre os dias 20 e 24 de fevereiro, teve como vencedor da categoria Melhor Filme a obra “In Heaven and on Earth” da realizadora polaca Yulia Yukhymets. A curta-metragem, realizada em contexto universitário na Gdynia Film School, segue a perspetiva de Tosia, criança de 11 anos que conhece no funeral do pai, a sua amante e o filho Katjek. Tosia tenta expulsar os convidados indesejados do funeral a todo o custo, acabando por descarregar em Katjek. No entanto, o rapaz que Tosia considerava um inimigo torna-se um elo entre ele e o seu falecido pai. 

Fotograma de “In Heaven and on Earth” de Yulia Yukhymets

O júri atribuiu o prémio Melhor Filme Português a “Flores para o Meu Pai” de Luís Afonso Matos, obra que tinha já feito a sua estreia na última edição do Doclisboa. O filme dá vida às memórias das férias do cineasta com o seu pai na primeira quinzena de agosto de 2005, fazendo deste filme o seu agradecimento.

Fotograma de “Flores para o Meu Pai” de Luís Afonso Matos

Os espectadores do CINENOVA 2024 teve também o papel de atribuir o Prémio do Público, tendo selecionado o filme “Défilement” de Francisca Miranda, um filme que traça uma história de família a partir de fotografias de aniversários. 

Fotograma de “Défilement” de Francisca Miranda 

Receberam ainda Menções Honrosas  “The Creature” de Damian Kosowski (Polónia) e  “A Transient Taste” de Eva Neidlinger (Alemanha).