Concurso escolar cria vínculos com a História

O projeto VINCULUM está a promover o concurso escolar “Cria Vínculos com a História”, numa parceria com a Academia das Ciências de Lisboa e a Associação de Professores de História. A competição visa incentivar o interesse pela investigação arquivística e histórica em alunos do 11º ano do ensino secundário das disciplinas de História A e História B.

O concurso tem como objetivos centrais fomentar a ligação entre o ensino da História e a investigação, incentivar a História local, abrir debates em torno de temas históricos complexos, contribuir para o estabelecimento de diálogo entre ensinos pré-universitário e universitário e difundir a ação do European Research Council.  Numa segunda fase, está prevista uma jornada de trabalho, totalmente custeada pelo projeto VINCULUM, reunindo os docentes das escolas premiadas, para reflexão e formação sobre a iniciativa do concurso.

Os trabalhos devem ser originais e incidir sobre um documento ou conjunto de documentos disponíveis na base de dados do projeto VINCULUM, cedidos pela equipa de investigação e relativos ao município onde se situam as escolas das turmas candidatas. Os trabalhos finais devem ser entregues em versão digital e conter um estudo sobre a história do vínculo da região da escola, com exploração documental, fontes e bibliografia, três imagens e a autoria do trabalho.

Apenas turmas do 11º ano, com o professor como orientador, podem concorrer. Na abertura do concurso será realizada uma orientação obrigatória, por videoconferência, para todas as turmas inscritas. Os textos devem ser redigidos em Português, enquanto a tradução para Inglês será assegurada pelo projeto VINCULUM.

O concurso escolar “Cria Vínculos com a História” é uma iniciativa importante para incentivar a formação de novos investigadores e contribuir para a valorização da História local.

Consulte o regulamento