sessões do clube de leitura bibliotecas NOVA FCSH
NOVAS CARTAS PORTUGUESAS
MARIA ISABEL BARRENO, MARIA TERESA HORTA E MARIA VELHO DA COSTA
A décima sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 23 de abril de 2025, pelas 16h, no espaço Alunos da NOVA FCSH, no campus da Avenida de Berna.
Assinalando do dia Mundial do livro e dos direitos de Autor, o tema proposto foi a liberdade de expressão com a leitura das Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, publicado em 1972. Este livro foi escrito a três mãos e tornou-se uma obra fundamental na história do século XX, não só por estabelecer uma evolução no pensamento feminista em Portugal mas, também, pelo seu percurso no regime censório do Estado Novo.
A sessão contou com a presença de Irina Pampim Silva, produtora do documentário Novíssimas Cartas Portuguesas, que revelou algumas conversas que teve com Maria Teresa Horta no processo de produção do documentário.

MAUS HÁBITOS
ALANA PORTERO
Temas discutidos: Liberdade individual.
Na sessão de fevereiro, a história de uma menina que vive num corpo de rapaz retratada em Maus Hábitos, que contém vários traços biográficos da própria autora, Alana Portero, foi o mote para uma discussão sobre liberdade individual e comportamentos sociais perante a diferença. Para esta discussão foi convidada Rita Paulos, consultora em Igualdade de Género e Diretora Executiva da Casa Qui, que estabeleceu novas perspetivas sobre a identidade e violência de género, tema transversal à obra escolhida, já vastamente traduzida para várias línguas, vencedora de várias distinções em Espanha e aplaudida pelo seu papel na visibilidade de pessoas transsexuais.

SOBRE ISTO NINGUÉM FALA
PATRICIA LOCKWOOD
Temas discutidos: Redes sociais.
Na sessão de dezembro foi analisado o livro Sobre isto ninguém fala, de Patricia Lockwood. A conversa foi dinamizada por Pedro Miguel Coelho, coordenador das redes sociais do Expresso e do projeto “Geração E.”, que abordou o impacto das redes sociais na vida quotidiana e partilhou a sua experiência sobre gestão de comentários abusivos nas redes a partir do tema do livro proposto para discussão. Ainda que todos os participantes tenham concordado que o livro não é de fácil leitura, também foi unânime que transmite a profusão e excesso de informação e posts colocados nas redes sociais. No final da sessão ficou uma pergunta para reflexão: como serão as redes sociais no futuro com o surgimento da Inteligência Artificial?

o ano da morte de ricardo reis
JOSÉ SARAMAGO
Temas discutidos: Liberdade Política.
Na sessão de novembro partimos da leitura da obra O Ano da morte de Ricardo Reis. A sessão teve como convidado o Professor Doutor Pedro Aires Oliveira, um dos consultores históricos do filme homónimo realizado por João Botelho em 2020, que nos contou como surgiu o convite e alguns fatos curiosos sobre as filmagens para que a época fosse retratada corretamente.
Neste encontro os/as membros ouviram com bastante interesse algumas histórias do convidado sobre o que o livro descreve e a época em que o livro foi escrito por José Saramago.

morreste-me
JOSÉ LUÍS PEIXOTO
Temas discutidos: Luto.
Na sessão de outubro analisámos o livro Morreste-me, de José Luís Peixoto, no qual o autor aborda a morte do seu pai. A sessão, integrada nas atividades da Semana da Saúde Mental 2024 – Sinergias das Humanidades, Artes e Medicina, foi dinamizada pelo Gabinete de Desenvolvimento e Inclusão Social da Faculdade e contou com a moderação da psicóloga Olga Cunha, que conduziu a conversa e a reflexão sobre este tema.
Este encontro teve uma participação muito ativa, com partilha de experiências e reflexões pessoais. Houve ainda oportunidade para discutir outras leituras sobre o tema que, de alguma forma, ajudaram os/as participantes no seu processo de luto.

Livros censurados
Temas discutidos: Censura; Liberdade de expressão.
Na sessão de abril assinalámos os 50 anos do 25 de Abril e o Dia Mundial do Livro, com uma conversa em torno dos livros censurados durante o período do Estado Novo em Portugal. Neste encontro partilhámos as nossas leituras de obras censuradas e falamos sobre alguns dos relatórios da Censura.
A sessão contou ainda com uma visita guiada à exposição “Esta leitura não educa nem constrói”: a censura aos livros antes do 25 de Abril, patente no átrio da Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho, em Campolide, no átrio da Torre B, na Av. de Berna e na Infraestrutura ROSSIO até 30 de maio, organizada pela Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH.

a biblioteca da meia noite
MATT HAIG
Temas discutidos: Saúde mental; Suicídio; Autoconhecimento.
Na sessão de fevereiro analisámos o livro A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig, que retrata um período da vida de Nora Speed, em que é confrontada com a possibilidade de fazer várias escolhas para o futuro. A sessão contou com a presença das colegas do Serviço de Psicologia, Inclusão e Igualdade da NOVA FCSH. Foi uma conversa informal, mas frontal e elucidativa sobre as escolhas que fazemos ao longo da vida, sobre depressão e outros temas em torno da saúde mental.

O acontecimento
ANNIE ERNAUX
A terceira sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 23 de novembro de 2023, pelas 13 horas, no espaço reservado da Cantina da NOVA FCSH, no campus da Avenida de Berna.
Temas discutidos: Clandestinidade; Medo; Estigma social; Direitos das mulheres.
Nesta sessão discutimos O Acontecimento, de Annie Ernaux, autora laureada com o Prémio Nobel da Literatura em 2022. O livro descreve o percurso solitário da autora para realizar um aborto clandestino. A ação decorre em França, nos anos 60, período em que este ato era considerado crime e a condenação social era evidente. Nesta sessão debateu-se a escrita crua de Ernaux, que descreve a situação traumática vivida quarenta anos depois. Houve ainda tempo para transpor os limites da história do livro e estabelecer paralelismos com as disparidades existentes entre diferentes sociedades pelo mundo inteiro.

A GORDA
ISABELA FIGUEIREDO
A segunda sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 28 de setembro de 2023, pelas 17 horas, no pátio interior do edifício C da NOVA FCSH, no campus da Avenida de Berna.
Temas discutidos: Autoestima; Solidão; Vergonha.
Neste dia, analisámos o livro A Gorda, de Isabela Figueiredo, que retrata a vida de Maria Luísa, ao longo de oito capítulos que representam as várias divisões da sua casa, dando não só a ideia de compartimentação da obra, mas também da vida da personagem. Para além do debate da obra nesta sessão os participantes partilharam qual a sua relação com os livros e quais as suas leituras favoritas.

PÃO DE AÇÚCAR
AFONSO REIS CABRAL
A primeira sessão do Clube de Leitura realizou-se no dia 18 de maio de 2023, pelas 17 horas, na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia.
Esta sessão inaugural contou com a presença de Afonso Reis Cabral, autor do livro Pão de Açúcar, escritor premiado e antigo aluno da NOVA FCSH. Foi uma conversa acerca da sua carreira e sobre o que o levou a escrever uma obra baseada num acontecimento verídico tão controverso como foi o assassinato de uma transexual, na cidade do Porto, às mãos de um grupo de adolescentes.
