CINENOVA 2021 recebeu mais de 1.400 submissões

CINENOVA, festival internacional de cinema universitário que vai ter lugar na NOVA FCSH de 28 de setembro a 1 de outubro de 2021, recebeu 1.434 filmes de realizadores-estudantes oriundos de 90 países. O número de curtas-metragens para a 3.ª edição compõe um aumento de cerca de 79% face ao número recebido na edição anterior.

Em 2020, o mapa mostrava já a abrangência mundial das candidaturas, com 72 países representados nas submissões a concurso. Este ano, o CINENOVA chegou a mais 18 países. Portugal, Brasil e EUA são os três países, por esta ordem, com mais filmes enviados. No top 10 figuram ainda Índia, Irão, Rússia, Turquia, Reino Unido, Polónia e França.

Novo site e imagem renovada

A organização do CINENOVA aproveitou o fim da chamada de filmes para lançar a nova imagem e website desta terceira edição. O novo grafismo resulta da continuação de uma colaboração iniciada no ano passado com uma equipa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, coordenada por Vítor M. Almeida e António Nicolas e desenvolvida pelos designers-estudantes Diogo Lourenço, João Delgado e Maria Antunes. «O CINENOVA é um festival interuniversitário. Isto estende-se não só ao apelo à contribuição de obras de realizadores-estudantes de qualquer universidade no mundo, mas também à própria organização do festival. A criação de espaço para a exibição do talento das novas gerações ocorre não só na tela de cinema do CINENOVA, mas também no diálogo e trabalho conjunto com equipas de estudantes de outras áreas e de outras universidades», avança a organização.

Vagas para a equipa de produção

A organização abriu ainda vagas para reforçar a equipa da edição de 2021. Procuram-se novos membros para a área jurídica e para a criação do Serviço Académico CINENOVA. Os candidatos devem ser estudantes universitários – preferencialmente de Mestrado – e ter interesse na área do Cinema (não podendo ter qualquer ligação com um filme submetido a concurso). Deverão ter disponibilidade para dedicar uma média de 12 horas semanais ao festival, entre julho e outubro de 2021. Os detalhes sobre os perfis pretendidos e as principais funções nas várias equipas estão disponíveis neste documento. Os interessados deverão enviar CV detalhado e Carta de Motivação por e-mail para cinenova@fcsh.unl.pt até 10 de junho.