Candidaturas abertas: Prémio Primus Inter Pares

Estão abertas, até dia 31 de outubro, as candidaturas à 21.ª edição do Prémio Primus Inter Pares, uma iniciativa promovida pelo Santander e pelo Expresso, que tem como objetivo distinguir anualmente estudantes universitários/as com desempenho académico de excelência. Este prémio, criado em 2004, reforça o compromisso com o talento, a educação e a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao Ensino Superior.

Nesta edição, irão ser atribuídas cinco bolsas de mérito, no valor de 10.000€ cada, destinadas a estudantes que pretendam iniciar um Mestrado em universidades portuguesas a partir de 2026, independentemente da área científica ou instituição escolhida.

O Prémio Primus Inter Pares é dirigido a estudantes com nacionalidade portuguesa, que frequentem uma universidade nacional, tenham idade igual ou inferior a 25 anos à data da candidatura, e que estejam a concluir uma Licenciatura no ano letivo de 2025/2026 ou que já tenham terminado este ciclo de estudos. Os/as candidatos/as deverão apresentar uma média igual ou superior a 14 valores no último ano concluído ou na Licenciatura. A edição deste ano introduz, ainda, a condição socioeconómica como critério de elegibilidade, reforçando o compromisso da iniciativa com a equidade e inclusão no acesso à formação avançada.

O processo de seleção inclui várias fases, a iniciar com a candidatura online, entre 1 de setembro e 31 de outubro de 2025, através da plataforma Santander Open Academy. Os/as candidatos/as que cumpram os critérios de acesso irão realizar testes psicométricos entre 3 e 17 de novembro. Posteriormente segue-se a submissão da documentação comprovativa entre 19 de novembro e 15 de dezembro, uma dinâmica de grupo online entre 5 e 19 de janeiro de 2026, e entrevistas individuais aos 30 semifinalistas, agendadas entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro. A fase final irá decorrer a 2 de março, com os 10 finalistas a apresentarem-se ao júri durante o “Primus Day”.

As candidaturas devem ser submetidas aqui