Candidaturas abertas para a academia de empreendedorismo da NOVA
2 de Janeiro de 2025, 11:56
Estão abertas, até 30 de janeiro, as inscrições para a edição de 2025 da Starters Academy, uma disciplina para os alunos da NOVA focada no empreendedorismo. O programa, lecionado no 2.º semestre, tem vindo a estimular o espírito empreendedor de centenas de alunos ao longo dos últimos 15 anos, proporcionando-lhes ferramentas práticas para a criação de startups. Aberto a estudantes de licenciatura e mestrado, portugueses ou estrangeiros, o curso é lecionado exclusivamente em inglês e reúne alunos de várias unidades orgânicas da NOVA. Após um processo de seleção, os participantes formam equipas interdisciplinares, recriando o ambiente desafiante de uma startup tecnológica.
O programa inclui simulações de negócios, desenvolvimento de produto, estimativas de investimento e licenciamento de tecnologia. Culmina no DEMO DAY, onde as equipas apresentam os seus projetos a um painel de jurados, competindo pelo primeiro lugar. A avaliação dos participantes tem por base um Plano de Negócios (30%), um jogo de simulação chamado EntrepSim (20%), a apresentação do Pitch final (30%) e a presença e participação nas aulas (20%). Este curso confere 6 ECTS, dependendo do reconhecimento da unidade orgânica de origem do aluno.
O processo de seleção inclui duas etapas obrigatórias: entrevistas individuais, realizadas entre os dias 3 e 7 de fevereiro via Zoom ou Teams, e uma dinâmica de grupo que terá lugar no dia 12 de fevereiro, na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. Os candidatos selecionados serão informados até 19 de fevereiro, com o início das aulas marcado para o dia 26 do mesmo mês.
Com enfoque prático e apoiado por especialistas e professores reconhecidos, a Starters Academy é uma oportunidade única para desenvolver competências fundamentais à criação de negócios e ao crescimento profissional, oferecendo uma vantagem competitiva tanto para empreendedores como para aqueles que pretendem destacar-se no mercado de trabalho.