Caminhadas da NOVA estão de regresso
14 de Outubro de 2025, 14:51
A Universidade NOVA de Lisboa encontra-se novamente a dinamizar caminhadas por diversos locais idílicos em Portugal, para promoção do convívio da comunidade. Até ao final do 1.º semestre estão previstas 4 itinerários, no período compreendido entre o dia 19 de outubro e 20 de dezembro.
Neste momento, estão abertas as inscrições apenas para as seis primeiras caminhadas. Os participantes podem também integrar um grupo de WhatsApp caso pretendam uma comunicação mais facilitada com os organizadores da iniciativa.
O programa completo pode ser consultado abaixo.
Entre Ribeira d’ilhas e a praia de São Lourenço
No próximo domingo, dia 19 de Outubro, partimos em direção à costa a oeste, para a emblemática praia de Ribeira d’ ilhas na Ericeira, mundialmente conhecida pela prática do surf.
Aqui faremos uma caminhada que irá seguir um caminho costeiro em direção à praia de S. Lourenço, regressando pelo interior entre os campos verdejantes da localidade de Ribamar. No final será lançado o convite para almoçar pela Ericeira.
Fotos: https://photos.app.goo.gl/Es3Pg44FFFdUpzM88
- Distância: 13 Km
- Dificuldade: 3/5 – Moderado
- Duração: 4h
- Hora de início: 10h
Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia Ribeira d’ilhas
…………………………………………………………………………………….
Do Magoito à Samarra
No dia 8 de Novembro, sábado, propomos-lhe uma caminhada que vai da Praia do Magoito à praia da Samarra. Neste percurso teremos oportunidade de conhecer as falésias mais belas da zona de Sintra, passar junto à antiga pedreira do Casal dos Pianos (uma meca para os praticantes de escalada), atravessar uma ponte romana e descer até uma das praias menos conhecidas da zona de Sintra.
Fotos: https://photos.app.goo.gl/VD4Lsq9X1Qsuvnbs9
- Distância: 11 Km
- Dificuldade: 2+/5 – Moderado
- Duração: 4h
- Hora de início: 10h
Ponto de encontro: Restaurante duna mar, praia do Magoito
…………………………………………………………………………………….
À descoberta da Mata da Carregueira
Ainda em Novembro, no dia 29, sábado, vamos até à mata de Belas. Um percurso que sendo perto do ambiente urbano promete deixar-nos completamente envolvidos pela natureza, dos sobreiros aos carvalhos e eucaliptos aos cursos de fluviais da ribeira de belas e do rio Jamor que por sua vez viaja e desagua no tejo. Este lugar fértil foi alvo de diversas captações de águas que mais tarde vieram integrar o projeto do aqueduto das águas livres.
Fotos: https://photos.app.goo.gl/VU4E8fSzE2j2jbd59
- Distância: 11km
- Dificuldade: 2/5 – Moderado.
- Duração: 4h00
- Hora de início: 10h
Ponto de encontro: Cemitério de Belas
…………………………………………………………………………………….
Comporta
Para fechar o semestre, no dia 20 de Dezembro, sábado, partimos em direção à comporta para uma caminhada pelos arrozais e linhas de água. Esta área é considerada uma das zonas húmidas mais importantes de Portugal, por atrair mais de uma centena de espécies de aves. Como pano de fundo teremos o rio sado e toda a encosta da Arrábida.
Fotos: https://photos.app.goo.gl/Gdhyvg9FXEou3E7y8
- Distância: 14 Km
- Dificuldade – 2/5 Moderado
- Duração: 4h
- Hora de início: 10h
Ponto de encontro: Entrada do Café o Folha, Comporta