"Café com Alumni" regressa com Bárbara Bulhosa no dia 19 de novembro
28 de Outubro de 2025, 16:03
Após o primeiro “Café com Alumni”, com João Maria Jonet, a iniciativa regressa no próximo 19 de novembro, às 10h00, no Espaço Reservado da NOVA FCSH (Torre B, piso 0, ao lado da cantina), com a participação de Bárbara Bulhosa.
Licenciada em História pela Universidade NOVA de Lisboa, Bárbara Bulhosa é fundadora e diretora da editora Tinta-da-China, criada em 2005 e que este ano celebra 20 anos. Ao longo da sua carreira, destacou-se como uma das figuras mais influentes do panorama editorial português. Em 2012, fundou a Tinta-da-China Brasil, que dirigiu até 2023, e é responsável pela publicação em Portugal da revista Granta, cuja edição alargou ao Brasil em 2018, através do projeto “Granta em Língua Portuguesa”. Em 2015, recebeu do Governo a distinção “Mulher Criadora de Cultura”, um galardão que pretende celebrar a contribuição de mulheres para o enriquecimento cultural do país.
Natural de Lisboa, onde nasceu em 1972, Bárbara Bulhosa é também pós-graduada em Técnicas Editoriais pela Universidade de Lisboa. Trabalhou durante oito anos na Bulhosa Livreiros, uma das maiores cadeias de livrarias em Portugal, onde exerceu funções de diretora de Recursos Humanos, Relações Públicas e responsável pela importação de livros estrangeiros.
A iniciativa “Café com Alumni” pretende ser uma “conversa à mesa” em que a NOVA FCSH junta um pequeno grupo de estudantes e um/a alumni para que a comunidade estudantil possa partilhar inquietações e dúvidas sobre o futuro profissional, enquanto que o/a convidado/a conta o seu percurso e responde às questões, num ambiente informal. O projeto visa ainda reforçar a ligação entre atuais e antigos/as estudantes, fortalecendo a rede e o espírito de comunidade da Faculdade.
As inscrições estão abertas neste formulário.