O melhor amigo da criança também o ensina a ler
Iva Pires (do lado direito), docente da NOVA FCSH responsável pelo projeto, ao lado de Ana Madeira, investigadora do CLUNL

À partida a ideia é estranha, mas a prática demonstra que funciona. Iva Pires, docente do Departamento de Sociologia e investigadora do CICS.NOVA, é a responsável por trazer para a investigação académica em Portugal os cães de leitura através do projeto “Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through and Animal Assisted Reading program”. Trata-se de uma iniciativa de cooperação transnacional desenvolvida por quatro países europeus (Portugal, Itália, Holanda e Espanha), onde o objetivo é avaliar o efeito da Educação Assistida por Animais na aquisição de hábitos de leitura por crianças que vêm de um ambiente migratório, refugiado ou socioeconomicamente desfavorecido.

Cátia e Cristina Lopes, coordenadoras da “Cães e Livros”. Em Portugal, são representantes do programa R.E.A.D.

Com um público-alvo de indivíduos dos 7 aos 10 anos, matriculados no ensino básico e identificados pelos seus professores com dificuldades de leitura, as suas competências neste campo são avaliadas antes e depois da intervenção das equipas R.E.A.D. com os cães de leitura por intermédio de uma ferramenta criada pela NOVA FCSH para ser aplicada em todos os países envolvidos e assim permitir a comparação dos resultados. À Faculdade coube também a criação de um jogo interativo, disponível em acesso aberto, para que as crianças possam continuar a melhorar as suas habilidades fora da escola.

O projeto visa contribuir para tornar as escolas mais inclusivas, ou seja, promover o desenvolvimento de estratégias que permitam às escolas acolher adequadamente todas as crianças das suas comunidades e desenvolver respostas para lidar com diferenças multiculturais e multilíngues”, afirma Iva Pires, notando um contexto europeu onde a sociedade é cada vez mais diversificada, resultado de fluxos migratórios. E são exatamente as crianças de pais emigrantes que tipicamente sentem mais dificuldades de integração no meio escolar em resultado do desconhecimento da língua do país de acolhimento, barreiras psicológicas ou insuficiente apoio familiar e comunitário, redundando em maiores índices de insucesso escolar. “No entanto, as crianças de meios socioeconómicos desfavorecidos podem ter resultados escolares ainda mais baixos do que as provenientes de um contexto migratório”, sublinha também a docente, justificando a inclusão destes menores no projeto.

O projeto terminou em dezembro de 2022, tendo beneficiado de uma extensão de 6 meses uma vez que foi bastante afetado pela pandemia da COVID-19 e de sucessivos confinamentos em todos os países que impediram o trabalho das equipas R.E.A.D nas escolas.

Porquê o cão?

Os cães são ouvintes atentos e calmos, não têm preconceitos, não julgam nem criticam e são menos intimidantes que os adultos. Em resultado, crianças com baixa autoestima estão mais dispostas a interagir com um cão do que com um professor. O ato da criança ler para um cão torna-se assim menos intimidante e até num momento de descontração, transformando o processo da leitura numa experiência agradável. Os cães são escolhidos por serem alvos de afeto fácil, pela sua inteligência e grande capacidade de interação com os humanos, o que resulta nas crianças dirigirem o seu foco para o animal, esquecendo-se dos seus medos e limitações.

A educação desempenha um papel muito importante na sociedade devido aos seus benefícios”, destaca Iva Pires. Este projeto vem ajudar a que as crianças desfavorecidas quebrem um ciclo de pobreza crónica, “facilitando a sua integração no sistema educativo. Dessa forma funciona como instrumento de inclusão social, para elas e para a própria família”, afirma a investigadora. “Incluir um cão de terapia quando as crianças leem em voz alta promove um ambiente de leitura mais agradável, o que terá um impacto positivo na autoconfiança e autoestima das crianças, aumentará a fluência de leitura e aumentará sua motivação para aprender”, conclui.

Pela sua reconhecida relevância, o projeto “Read4Succeed” foi recentemente integrado na página de internet da United Nations Network on Migration.

Bilhete de Identidade

• Nome: Read4Succeed: Improving migrant, refugee and from deprived neighbourhood children reading skills through and Animal Assisted Reading program
  • Call: Call 2019 KA2 – Cooperação e Inovação para as Boas Práticas; KA201 – Parceria Estratégica para o Ensino Escolar. Projeto submetido através da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (PT01)

ACL – Associação Cães e Livros (Portugal)