A Biblioteca tem um livro autografado de Gago Coutinho e Sacadura Cabral
18 de Dezembro de 2019, 16:25

Faz agora parte do acervo das Bibliotecas da NOVA FCSH o “Relatório da Viagem Aérea, Lisboa-Rio de Janeiro”, da autoria de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, publicado exatamente no ano da travessia e com uma dedicatória assinada pelos dois aviadores e principais protagonistas desta história.
Neste livro nada ficou por contar: são relatadas as várias etapas da viagem e é apresentada com detalhe a aeronave escolhida para a viagem – o tão conhecido hidroavião -, que tinha 36,9 pés de comprimento e levava nos seus tanques até 330 galões de gasolina. É ainda possível ler uma sugestão útil para qualquer viagem, literal ou metafórica: «A primeira condição para se fazer uma boa navegação é haver boa disposição de espirito (…)».
Os anos 20 do século XX em Portugal foram ricos em aventuras áreas. O Almirante Gago Coutinho e o oficial aviador Sacadura Cabral fizeram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, em 1922. Uma viagem que teve o seu início a 30 de março de 1922 em Lisboa e terminou quase três meses depois, a 17 de junho de 1922, no estado do Rio de Janeiro. Dois anos depois, em 1924, também José Manuel Sarmento de Beires e António Jacinto da Silva Brito Pais se aventuram na travessia, que ficou conhecida pelo Raid Lisboa-Macau, muito embora a partida tenha ocorrido em Vila Nova de Milfontes.
Bons voos!
Esta peça é uma sugestão da equipa da Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH.