72 Hour Film Project: Um exercício de cinema na NOVA FCSH com a parceria do MOTELX
"Os Crimes de Diogo Alves" (1911)

O MOTELX e a NOVA FCSH voltam a associar-se na organização de um workshop de realização cinematográfica no qual os participantes têm 3 dias (4, 5 e 6 de junho) para escrever, filmar e editar a primeira versão de uma curta-metragem de terror. 

A iniciativa, denominada 72 Hour Film Project, consiste na proposta de um exercício de realização de cinema a partir de um dos filmes incluídos no livro “O Quarto Perdido do MOTELX – Os filmes do terror português (1911-2006)”. O projeto é supervisionado por Pedro Florêncio, docente do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH, pelo realizador Fernando Alle e pelo diretor de fotografia André V. Mendes. As inscrições estão abertas exclusivamente para estudantes da NOVA FCSH até 30 de maio através do preenchimento deste formulário

Este ano, o 72 Hour Film Project vai-se centrar no filme “Os Crimes de Diogo Alves” (1911) de João Tavares que figura na obra anteriormente mencionada. O filme completo encontra-se disponível no Youtube e pode ser visto aqui.

As filmagens ocorrerão no campus da Avenida de Berna e a edição dos filmes será realizada no estúdio de montagem do LabCC, situado no Piso 5 da Torre B. As curta-metragens finalizadas serão exibidas na próxima edição do MOTELX, numa sessão de discussão sobre o processo de realização do exercício. 

No âmbito da iniciativa e aproveitando a presença do cineasta Fernando Alle, no dia 31 de maio a partir das 16h será projetado no Auditório B2 o filme “Mutant Blast” do realizador ao qual se seguirá uma masterclass. A masterclass decorrerá durante a aula de Realização Cinematográfica, leccionada por Pedro Florêncio. Ambos os eventos têm entrada livre e são abertos a toda a comunidade da NOVA FCSH.