"Orlando Pantera", de Catarina Alves Costa, duplamente premiado no IndieLisboa
13 de Maio de 2025, 14:29

O filme documental Orlando Pantera, realizado pela docente do Departamento de Antropologia Catarina Alves Costa, foi duplamente galardoado no Festival Internacional de Cinema IndieLisboa com o Prémio IndieMusic e com o Prémio do Público para Longas-Metragens do Festival.
A mais recente longa-metragem da docente e realizadora debruça-se sobre o legado do músico e compositor cabo-verdiano Orlando Pantera através de arquivos e encenações musicais que oferecem um retrato profundo do talentoso artista, cuja vida foi interrompida aos 33 anos, antes do lançamento do seu aguardado álbum solo.
O júri da secção IndieMusic elogiou o filme como “um documentário sem artifícios, nem bajulações, que mostra o percurso de uma filha em busca das influências deixadas pelo seu pai a tantas gerações e universos culturais (…) num retrato audiovisual que começa sendo familiar e termina também a ser nosso.“
Sobre a participação no IndieLisboa este ano, a autora Catarina Alves Costa declarou: “O filme teve sessões esgotadas no Indie Lisboa e uma recepção excelente. Estou muito contente com os prémios mas especialmente com a possibilidade de fazer circular o trabalho que fiz junto de outros tipos de publico“.
Orlando Pantera teve um total de 3 sessões na edição deste ano do IndieLisboa (uma delas sessão extra) e todas as projecções tiveram sala cheia.
O trailer do documentário pode ser visto aqui.