Intervenção no Mural de Salgueiro Maia levará à sua revisitação artística

Iniciou-se hoje uma série de trabalhos de intervenção técnica e artística com vista à revisitação artística do mural de Salgueiro Maia, situado no exterior da NOVA FCSH, na Avenida de Berna.

Esta intervenção terá a duração de cerca de um mês (dependendo das condições atmosféricas) e contará com uma nova colaboração da plataforma cultural Underdogs, responsável pela criação original do mural. 

Inaugurado no 40.º aniversário do 25 de abril, o painel Salgueiro Maia, agora com quase 10 anos, foi projetado como street art pelos Underdogs. Contudo, ao mesmo ritmo que se degradava, foi sendo progressivamente entendido pelos membros da comunidade da NOVA FCSH como uma marca icónica da sua identidade, e reivindicado por muitos munícipes como património.

Com o intuito de respeitar essa ambiguidade entre a efemeridade da street art e o princípio de preservação inerente à reivindicação do património, inicia-se agora uma intervenção que, respeitando o conceito e a estrutura original do painel, o revisita à luz de novos tempos, por novas artistas.

A inauguração do renovado mural inscreve-se e inicia uma série de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de abril em torno da figura do cidadão Salgueiro Maia que a NOVA FCSH organizará em associação com outras entidades externas. 

Estas atividades e eventos refletem os mesmos valores da renovação artística do mural de Salgueiro Maia a partir do compromisso em preservar o passado, cumprir no presente, e criar para o futuro.