Luísa Cymbron

Gabinete: 424

lcymbron@fcsh.unl.pt

Unidade de investigação: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)

Áreas de investigação: História da Música (sécs. XVIII-XIX), Música em Portugal e Brasil (séc. XIX), História da Ópera e Teatro Musical, Virtuosismo instrumental

Formação
AnoÁreaGrauInstituição
1999Ciências Musicais HistóricasDoutorFCSH
1985Ciências MusicaisLicenciadoFCSH
  • Recensão a Juan Jos. Carreras (ed.): Historia de la música en España e Hispanoamérica. 5. La música en la España del siglo XIX (M.xico, Fondo de Cultura Econ.mica, 2018), Cuadernos de Música Iberoamerican, 31 (January-December 2018), pp. 283-293 ISSN: 1136-5536  
  • “In Search of the National: Nineteenth-Century Portuguese Composers and their First Approaches to Grand Opera”, in Grand Opera Outside Paris: Opera on the Move in Nineteenth-Century Europe, ed. Jens Hesselager, (London - New York, Routledge, 2018), pp. 157-177, ISBN 9781138202016
  • “«Les deux pigeons» e as vicissitudes do amor: transferências culturais e intextualidade no teatro musical de Francisco de Sá Noronha” in Música e História: Estudos em homenagem a Manuel Carlos de Brito, ed. Manuel Pedro Ferreira, Teresa Cascudo, Lisboa: Colibri, 2017, pp. 331-355
  • I Vespri siciliani in Portogallo (1857-63): recezione verdiana e rifiuto della storia nazionale", in Giuseppe Verdi: dalla musica alla messinscena: in ricordo di Pierluigi Petrobelli, ed. Franco Piperno, Daniele Mastrangelo, Manuela Rita (Parma, Istituto nazionale studi verdiani -Fondazione Teatro regio di Parma, 2015), pp. 139-158. ISBN: 9788885065611
  • "Camões in Brazil: Operetta and Portuguese Culture in Rio de Janeiro, circa 1880", The Opera Quarterly, Volume 30, Number 4, Autumn 2014 pp. 330-361  
TítuloFonte de financiamentoInícioFim
Coordenação do projecto "O Velho Teatro de S. João do Porto. Teatro e Música no Longo século XIX", CESEM, Polo do Porto
Membro do projecto de investigação "Theater of Laughter": Musical Comedy in Portuguese-speaking Theaters (1849-1900), CESEM , 2011-2013
Membro do projecto “LA RECEPCIÓN DE LA ÓPERA ITALIANA Y FRANCESA EN ESPAÑA (1790-1870)” (HAR2010-21498), Universidade de Salamanca, Investigador Principal José Máximo Leza Cruz , i2011-2014
Membro da equipa do projecto: "The Teatro de S. Carlos: Performing Arts in Portugal", CESEM, 2007-2010
Membro do grupo português do projecto “Orchestras of the European Opera Houses in the 18th and 19th centuries”, do programa da European Science Foundation “Musical Life in Europe 1600-1900 Circulation, Institutions, Representation” (1998-2001)
CargoInícioFim
Coordenadora do Mestrado em Ciências Musicais (2017-)
Coordenadora Executiva do Departamento de Ciências Musicais (2013-17)
Membro do Conselho Científico da FCSG (2013-)
Editora para as recensões da Revista Portuguesa de Musicologia (2012-)
Membro do Conselho Pedagógico da FCSH (2009-2013)
Vice-coordenadora do Departamento de Ciências Musicais (2007-08)
Presidente da Comissão Pedagógica do Departamento de Ciências Musicais (2005-07 e 2003-04))
Membro do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2002-03)

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer