Projetos

A Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH participa em vários projetos nacionais e internacionais.

Rossio – Ciências Sociais, Artes e Humanidades

 

Duração do projeto: desde 2017

Gestão do projeto: NOVA FCSH, Arquivo Municipal de Lisboa, Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema, DGLAB, DGPC, Fundação Calouste Gulbenkian, TDMII, Arquivo.pt

Descrição e objetivos do projeto: a infraestrutura ROSSIO assume como sua principal missão agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais sobre as Ciências Sociais, Artes e Humanidades provenientes de atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados. Através de uma infraestrutura de pesquisa dinâmica, o ROSSIO visa fornecer uma ampla, diversificada e preciosa gama de conteúdos de qualidade e serviços de grande potencial para as indústrias culturais e criativas. Por via de uma plataforma aberta, livre e gratuita para todos, o ROSSIO pretende possibilitar usos inovadores dos conteúdos digitais, estimular o ensino e potenciar o desenvolvimento de mais e melhor investigação, contribuindo ainda para a internacionalização da produção científica sobre as CSAH.

A infraestrutura ROSSIO integra o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) e é o nó português do Digital Research Infraestructure for the Arts and Humanities (DARIAH).

Mais informações: https://rossio.pt/front/infrastructure.

Contacto: rossio@fcsh.unl.pt

 

NOVA Discovery

 

Duração do projeto: desde 2015

Gestão do projeto: Grupo de Trabalho dos Bibliotecários da Universidade NOVA de Lisboa

Descrição e objetivos do projeto: NOVA Discovery é um serviço de descoberta que permite criar um índice integrado de todos os recursos de informação da Universidade NOVA de Lisboa. De uma forma centralizada, no mesmo ambiente e através de um único ponto de acesso, os utilizadores poderão pesquisar em simultâneo:

  • Todos os catálogos bibliográficos da Universidade NOVA de Lisboa;
  • RUN – Repositório da Universidade NOVA de Lisboa;
  • B-On;
  • Bases de dados de publicações científicas subscritas pela NOVA FCSH e pelas Unidades de Investigação.

 

 

RUN – Repositório da Universidade Nova de Lisboa

 

Duração do projeto: desde 2008

Gestão do projeto: Grupo de Trabalho NOVA CRIS

Descrição e objetivos do projeto: O RUN pretende recolher, armazenar, gerir, preservar e permitir o acesso à produção intelectual da Universidade NOVA de Lisboa. Esta plataforma, tem por objetivo: organizar e preservar os resultados da produção científica e académica da Universidade NOVA de Lisboa; permitir o acesso aberto à produção científica e académica da Universidade NOVA de Lisboa e dar visibilidade e aumentar o impacto da investigação desenvolvida na Universidade NOVA de Lisboa.

 

Contacto: repositorio@fcsh.unl.pt

 

 

PURE e NOVA RESEARCH PORTAL

 

Duração do projeto: desde 2016

Gestão do projeto: Grupo de Trabalho NOVA CRIS

Descrição e objetivos do projeto: Descrição e objetivos do projeto: o PURE é o sistema de gestão de informação científica da Universidade NOVA de Lisboa. Este sistema contém informação relativa à produção científica das suas equipas de investigação, nomeadamente publicações, em todas as tipologias, e ainda atividades. Permite a criação e gestão de um CV por parte dos investigadores da Universidade NOVA de Lisboa com acesso individual, sendo possível estabelecer relações entre as várias tipologias de conteúdo, com o intuito de proporcionar uma visão ampla a vários níveis: indivíduo, departamento, unidade de investigação, unidade orgânica e Universidade. Para além de proporcionar ferramentas de gestão de informação científica e relatórios a vários níveis na Universidade NOVA de Lisboa, os dados do PURE são também utilizados para apresentação no NOVA Research Portal, o qual disponibiliza ao público em geral uma visão sobre a atividade de investigação produzida na Universidade.

 

Mais informações: https://www.unl.pt/investigacao/pure-gestao-de-informacao-cientifica

Contacto: pure@fcsh.unl.pt

 

 

 

Sistema de atribuição de DOI

 

Duração do projeto: desde 2019

Gestão do projeto: Grupo de Trabalho NOVA CRIS em parceria com FCT | FCCN

Descrição e objetivos do projeto: a FCT | FCCN associou-se à DataCite para oferecer à comunidade académica e científica um serviço nacional DOI, de forma gratuita, do qual a Universidade NOVA de Lisboa é beneficiária desde 2019. A implementação do projeto DOI na Universidade NOVA de Lisboa permite:

  • Promover a Ciência Aberta;
  • Estimular boas práticas na edição digital;
  • Fomentar a utilização de métricas alternativas.

Contacto: registodoi@fcsh.unl.pt

 

 

 

Biblioteca Comum

 

Duração do projeto: desde 2021

Gestão do projeto: Universidade do Minho (coordenação); Universidade do Porto e Universidade de Aveiro

Entidade Financiadora: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020) através da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, que é o organismo intermédio.

Descrição e objetivos do projeto: o projeto Biblioteca Comum visa criar o serviço nacional agregador dos recursos bibliográficos das Instituições de Ensino Superior e de Ciência e Tecnologia, visando facilitar o acesso, o conhecimento e a partilha racional de recursos bibliográficos pelas comunidades académicas e de C&T e contribuir para a melhoria dos padrões de interoperabilidade dos sistemas de catálogo das Bibliotecas Ensino Superior. Com este projeto pretende-se colmatar a inexistência de um ponto único de pesquisa de informação bibliográfica das Instituições de Investigação e Ensino Superior. A implementação desta plataforma viabiliza serviços de âmbito nacional entre instituições, contribuindo para uma gestão mais sustentada dos recursos bibliográficos e potenciando o acesso ao conhecimento e informação científica.

 

Mais informações: https://bibliotecacomum.pt/projeto/sobre-o-projeto/

 

 

 

INDEXAR – Diretório de Repositórios Digitais

 

Duração do projeto: desde 2019.

Gestão do projeto: FCT | FCCN (coordenação); DGLAB e NOVA FCSH.

Entidade Financiadora: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020) através da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, que é o organismo intermédio.

Descrição e objetivos do projeto: o INDEXAR – Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento, é uma plataforma que visa gerir informação sobre os repositórios e revistas científicas digitais nas áreas da ciência, tecnologia e cultura. A plataforma foi criada no âmbito de uma medida Simplex+ cuja execução foi liderada pela FCT | FCCN e contou com a colaboração da DGLAB e Universidade NOVA de Lisboa, através da Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH.

 

Mais informações: https://www.indexar.pt/#/about

 

 

 

OPERAS – Open Scholarly Communication in the European Research Area for Social Sciences and Humanities

 

Duração do projeto: desde 2017

Gestão do projeto na NOVA FCSH: DBD da NOVA FCSH e DAI da NOVA FCSH

Descrição e objetivos do projeto: a Infraestrutura OPERAS coordena e centraliza recursos na Europa para responder, de forma eficiente, às necessidades de comunicação científica dos investigadores europeus das Ciências Sociais e Humanas e tem como principais objetivos:

  • Transformar a Ciência Aberta numa realidade para a investigação das Ciências Sociais e Humanas;
  • Alcançar um sistema de comunicação científica que beneficie investigadores, académicos, estudantes e a sociedade em geral, em toda a Europa e em todo o mundo, sem barreiras.

Mais informações: https://www.operas-eu.org/

 

Destaques da Bibliotecas

"Esta leitura não educa nem constrói": a censura aos livros antes do 25 de abril
"Esta leitura não educa nem constrói": a censura aos livros antes do 25 de abril