Fabrizio Macagno entre os investigadores mais citados do mundo

Fabrizio Macagno, antigo docente do Departamento de Filosofia da NOVA FCSH e membro integrado do IFILNOVA, tem o nome no ranking que destaca os 2% de investigadores mais citados de todo o mundo. 

Coordenado pela Universidade de Standford e publicado pela Elsevier, o ranking “World’s Top 2% Scientists List” toma em consideração o trabalho de mais de oito milhões de cientistas em todo o mundo, distinguindo na sua lista um total de 572 profissionais que desenvolvem trabalho em Portugal, 78 dos quais na Universidade NOVA de Lisboa.

Esta é uma listagem que destaca os 2% de investigadores mais citados globalmente em 22 áreas científicas e 174 subáreas, considerando a influência e o impacto da investigação académica.

A atualização inclui duas categorias distintas – carreira e último ano (2022). A lista de carreira inclui um total de 47 investigadores da NOVA, consolidando o crescimento já registado no ano passado, na qual estavam incluídos 44 investigadores da NOVA. Na categoria que destaca as citações do último ano (2022), a NOVA conta com um total de 63 investigadores, em comparação com os 61 do ano anterior. Consolida-se assim uma melhoria dos resultados em relação à edição anterior, com um total de 78 investigadores únicos destacados (sendo que há 32 nomes que surgem em ambas as listas). 

O “World’s Top 2% Scientists List” tem como suporte a Scopus, uma base de dados internacional de artigos científicos, tal como as respetivas citações em diversas tipologias, de jornais a revistas académicas, e baseia-se ainda em métricas de citação padronizadas mais precisas, com vista a combater os abusos de autocitação. O número de citações permite, assim, avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico.

A lista completa de investigadores da Universidade NOVA de Lisboa destacados encontra-se disponível aqui