13
Mai
(Un)Fairness in Music - and the Eurovision Song Contest
Conferência Internacional
09:00 às 14:00 (13 a 14 Mai 2025)
Universidade de Basileia, Suíça e online

A conferência internacional EUROVISIONS tem decorrido em paralelo com o ESC, oferecendo um fórum único onde fãs, profissionais e investigadores se reúnem para explorar as muitas facetas deste concurso icónico.

 

A 8.ª conferência EUROVISIONS 2025 terá lugar nos dias 13 e 14 de maio na Universidade de Basileia, na Suíça, em parceria com o departamento de Musicologia desta universidade. No seguimento do que aconteceu nas edições anteriores, esta conferência é organizada pelo grupo de investigação EUROVISIONS, cujo projeto transdisciplinar está firmemente enraizado na NOVA FCSH como uma das iniciativas emblemáticas do INET- md.

 

Este ano, a conferência centrar-se-á no tema “(Un)Fairness in Music”, examinando as complexas dinâmicas de justiça e injustiça no mundo da música, em parceria com o projeto de investigação internacional Fairmuse. Dos processos de seleção e sistemas de votação do ESC às questões de género, representação cultural e estruturas económicas da indústria musical, a conferência deste ano promete um mergulho profundo em algumas das questões mais prementes que a música enfrenta atualmente.

 

Porquê centrar-se na (in)justiça?

A equidade na música é uma questão universal que tem repercussões muito para além do Festival Eurovisão da Canção (ESC). Na conferência de 2025, iremos explorar tópicos como:

 

Sistemas de votação e preconceitos: Como é que as alianças geo-políticas e os estereótipos culturais afectam os mecanismos de votação?

 

Representação e diversidade: Quem pode ocupar o centro do palco e quem permanece na sombra?

 

Equidade na indústria da música: Que estruturas promovem ou dificultam condições equitativas para os artistas?

 

O grupo de investigação EUROVISIONS foi fundado em 2018 por Sofia Vieira Lopes, etnomusicóloga do INET- md, em Lisboa, e Irving Wolther, autor da primeira tese de doutoramento sobre o ESC; a equipa foi posteriormente alargada a Carla Figueira, especialista em relações culturais internacionais, sediada no Reino Unido; Isabel Campêlo, cantora, preparadora vocal e etnomusicóloga do INET- md; e Willfred van Dellen, docente do University College Maastricht (Países Baixos).

 

A conferência EUROVISIONS realiza-se num formato híbrido, oferecendo tanto a participação no local como a transmissão em direto através dos canais das redes sociais do grupo (Youtube e Facebook). Esta conferência reflecte a paixão comum da equipa pelas dimensões culturais e sociais do concurso.

 

Para mais informações sobre a conferência, consultar o sítio https://www.eurovisions.eu/