01
Mar
2024
Performance "Toi, Moi, Tituba…"
Encontro
19:30 às 20:30
Reitoria da NOVA
O espetáculo “Toi, Moi, Tituba…” da conceituada coreógrafa Dorothée Munyaneza, da Compagnie Kadidi (França), abre à 13.ª edição do PERIFERIAS – Festival Internacional de Artes Performativas, promovido pelo Chão de Oliva. A performance subirá ao palco do Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a 1 de março, às 19h30, e conta com a participação da artista em diálogo com a música e sonoridades criadas para o espetáculo, pela mesma, a par com o músico Khyam Allami.
 
A obra celebra histórias e vidas não ouvidas e não contadas, a bisavó guianense de Elsa Dorlin ou Tituba, uma mulher das Caraíbas perseguida nos julgamentos das bruxas de Salém. Dorothée Munyaneza dança e canta em nome de todos aqueles cuja existência foi negada pelo sistema colonial. Os bilhetes são gratuitos para a comunidade NOVA mediante reserva para cultura@unl.pt e para o público geral estão à venda na Ticketline.pt
 
A realização deste espetáculo no espaço da NOVA acontece no seguimento de uma parceria estabelecida entre o Chão de Oliva, entidade que organiza o festival, e o Núcleo de Estudos Africanos e Lusófonos (NEAL) tendo em conta a vontade de dialogar sobre este tema com a comunidade académica.
 
História colonial, resistência e opressão são temas que o espetáculo abrange e que serão também abordados na conversa com a artista que será realizada pelo NEAL no dia 29 de março, na Esplanada Coberta da Avenida de Berna. 
 
Fotografias de Elodie Paul
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner