O sentimento sensual do coração: a saudade e a poética galego-portuguesa medieval
Open lecture com o Professor Josiah Blackmore (Harvard University), organizada no âmbito do Congresso Internacional Confluências artísticas na cultura iberoamericana (1600-478). O mundo de Robert C. Smith (1912-1975).
17 de novembro, 18h – 19h30
NOVA FCSH, Av. de Berna
Sala D106, Edifício D – Bloco 2
A saudade é, na obra de muitos estudiosos da poesia medieval e da literatura em geral, o sentimento emblemático de Portugal. Tanto uma emoção como uma relação com um passado pessoal e coletivo, a saudade revela-se como um eixo de sentimentos e experiências temporais.
Esta comunicação estuda várias manifestações da saudade (também “soidade”) na poesia medieval galego-portuguesa e na pena de D. Duarte no Leal Conselheiro, talvez a expressão mais desenvolvida e definitiva da saudade como um sentimento português. Mas tanto os trovadores galego-portugueses como D. Duarte apresentam entendimentos da saudade ligada à própria fisionomia do corpo humano em que as expressões poéticas e filosóficas da saudade revelam que o “sentimento sensual do coração,” nas palavras do monarca melancólico. Assim, as teorias medievais do coração abrem caminhos de um entendimento da saudade bastante complexo.