10
Abr
Cruzamentos Galiza-Portugal: Redes migratórias e culturais
Xuventude de Galiza. Lisboa 1909
Colóquio
Todo o dia (10 a 11 Abr 2025)
Avenida de Berna

Nos próximos dias 10 e 11 de abril, terá lugar em Lisboa o Colóquio Internacional Cruzamentos Galiza-Portugal: Redes migratórias e culturais.

O evento visa propiciar um encontro de especialistas na histórica emigração galega en Portugal e, acima de tudo, celebrar e revisitar a Lisboa mais galega.

Os trabalhos académicos decorrerão no Auditório B1 da FCSH e serão abertos a todo o público interessado.

Por sua vez, a Xuventude da Galiza – Centro Galego de Lisboa acolherá os diferentes eventos do programa social:

Quinta feira, 10 de abril

18h  Conferência gastronómica “Temperos da Galiza en pratos e espaços portugueses”, da professora Inês de Ornellas e Castro e do gastrónomo e investigador Virgílio Nogueiro Gomes.

19h15  Inauguração da exposição “Cantantes líricas galegas dos séculos XIX e XX: Galiza, Portugal, América”.

Sexta feira, 11 de abril

19h30  Concerto “O Fado do Deitagatos”, por Iria Estévez, e apresentação de “Fado Nordés. Projeto transmedia em torno do fado e a migração”.

Veja aqui o programa completo: https://cehum.elach.uminho.pt/cruzamentos_galiza_portugal

Local:  Auditório B1 da FCSH /Xuventude de Galiza – Centro Galego de Lisboa