
Corpo Manifestação
Paula Pinto, curadora independente e responsável de Performing the Archive, vai dar uma Conferência-Workshop no dia 15 de maio, das 18h às 21h, Auditório B2 (torre B), NOVA FCSH.
Sob o título “CORPO MANIFESTAÇÃO”, a sessão tem por base as performances de mulheres artistas apresentadas no espólio documental do crítico de arte Egídio Álvaro (Coimbra, 1937 – Montrouge, 2020), figura central na promoção e disseminação da performance-arte, a partir dos anos 70.
A Conferência-Workshop tem organização e colaboração de Cláudia Madeira, docente na NOVA FCSH e vice-coordenadora do grupo de investigação Performance & Cognição do ICNOVA. A iniciativa resulta de uma parceria do grupo de investigação Performance & Cognição com os seminários de Programação de Artes Cénicas (Mestrado Artes Cénicas) e Representações do Corpo (Mestrado sobre as Mulheres).
O Workshop partirá da visualização do vídeo da performance de Natascha Fiala no Festival de Arte Viva, Alternativa 3 (1983), com a participação conjunta de Elisabeth Morcellet, Suzanne Krist, K. Grunewall, a partir dos quais os alunos e participantes serão convidados a refletir, investigar e contrapropor com leituras e interpretações.
Sobre a conferencista
PAULA PINTO (Porto, 1971) é doutorada em Estudos Visuais e Culturais na Universidade de Rochester, Nova Iorque (2016). Investigadora e curadora independente, interessa-se pelos processos de trabalho e a leitura da história através de espólios documentais de artistas, críticos de arte e instituições culturais. Dedica-se a atividades e colaborações sobre a performance enquanto intervenção pública e política da arte, tendo por reflexão soluções de coletivismo, participação cidadã e meios de documentação e divulgação cultural depois de 1974. Nesse âmbito está a construir o website: performingthearchive.com.
Trabalhou como investigadora e produtora de exposições no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (2000-2002). Foi cofundadora e coeditora da revista InSi(s)tu (2001-2005). É autora de vários livros. Destaca-se a co-autoria com David Guéniot, IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal: Caldas da Rainha, 1977, Lisboa: Edições Ghost, 2019. Desde 2011 que é investigadora e curadora independente (seleção): “Guido Guidi: Carlo Scarpa. Tomba Brion” (Lisboa: Galeria Sul do Centro Cultural de Belém, 2014); “Stefano Serafin: arte em estado de guerra” (Lisboa: Galeria da Avenida da Índia, 2019); “R2/ Fabrico Suspenso: Itinerários de Trabalho” (S. João da Madeira: Centro de Arte Oliva, 2019); “Bárbara Fonte: Neste corpo não há poesia (Guimarães: C.A.A.A., 2020); “Que horas são que horas? Uma galeria de histórias” (Porto: Galeria Municipal da Biblioteca Almeida Garrett, 2020); “Albuquerque Mendes: corpo de performance” (Vila Real: Museu da Vila Velha, 2021); “Egídio Álvaro (1937-2020). Lembrar o Futuro: Arquivo de Performance” (Porto: RAMPA, 2022). “Grupo Puzzle (1976-1981)” (Bragança: Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, 2022-23). “Maria José Oliveira: 50 anos em companhia” (Porto: Galeria Fernando Santos, 2023). Coproduz o filme “Guido Guidi: Vivi nascosto” com Paulo Catrica.