
Refletir sobre a liberdade de imprensa, desinformação e o futuro dos media é o mote do encontro “Café Europa 2022”, que vai juntar Teresa Firmino, editora de ciência do Público, e Pierre Haski, vice-presidente da Repórteres sem Fronteiras. O evento vai decorrer este sábado, em Lisboa, e a organização e a moderação do debate vão estar a cargo de alunos da NOVA FCSH em colaboração com o Institut Français e a Embaixada de França em Portugal.
O encontro “Café Europa 2022”, uma ideia do Institut Français de Paris e inserido no programa para a Presidência francesa do Conselho da União Europeia (PFEU), é um evento que vai decorrer em simultâneo nos 27 países da União Europeia este sábado, 5 de março. Este encontro vai ser um espaço de debate entre dois jornalistas – um do país que acolhe a iniciativa e outro oriundo do país organizador – que vão refletir sobre a liberdade de imprensa, desinformação e o futuro dos media no panorama europeu e conta com a participação de estudantes da NOVA FCSH.
A abertura do evento, às nove horas, vai contar com a presença de Florence Mangin, Embaixadora de França em Portugal, seguindo-se o debate entre Teresa Firmino, editora de ciência do Público – diário que conquistou o título de Jornal Europeu do Ano na categoria de jornais diários nacionais em 2014 –, e Pierre Haski, presidente da ONG Repórteres sem Fronteiras e cofundador do website Rue 89. No final, o público é convidado a intervir na reflexão.
Estes encontros são organizados em cafés históricos e emblemáticos do espaço público europeu para honrar a tradição de debate e partilha de ideias. Respeitando esta memória, o café-restaurante Martinho da Arcada, em Lisboa, é o local escolhido para esta edição do “Café Europa 2022”, um estabelecimento com 240 anos de história e património e por onde passaram nomes como Fernando Pessoa ou José Saramago.
O evento é organizado pelo Institut Français e pela Embaixada de França em Portugal em colaboração com alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área das Ciências da Comunicação da NOVA FCSH. A moderação vai estar a cargo de Ana Sofia Paiva, aluna de doutoramento da mesma instituição.