A edição de 2021-2022 será acolhida pela FCH - U. Católica.

Apresentação

A NOVA FCSH e a Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa associaram-se num programa de doutoramento interuniversitário que propõe formar investigadores em Estudos de Tradução (ET).

O curso tem um perfil que resulta dos projetos educativos e científicos das duas faculdades e de dois centros de excelência (CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura e CETAPS - Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses), alicerçando-se no entendimento da tradução como fenómeno cultural que só pode ser estudado em contexto. O gesto é problematizador e hermenêutico, e não apenas descritivo, inscrevendo-se a tradução e a reflexão sobre a(s) prática(s) tradutória(s) numa complexa tessitura que, além de linguística, é histórica, cultural e política.

O Programa visa dar a compreender como funciona a tradução em diferentes tipologias textuais (texto literário, audiovisual, científico e técnico) em diferentes tempos e línguas.

O Programa personalizará vias de investigação individual para quem se candidate ao grau de doutoramento em ET, o que será possível por juntar especialistas em diferentes áreas, de duas faculdades e dois centros de investigação, aproveitando a experiência de projetos conjuntos.

As candidaturas para o ano letivo 2021/2022 podem ser apresentadas através da página da FCH - U. Católica.

 

Estrutura curricular

Duração: 8 semestres. Créditos totais: 240 créditos (60 em unidades curriculares + 180 na componente não letiva).

Modalidades de componente não letiva: Tese.

O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer