CHAM investiga a cultura da moda do séc. XVI com projeto DRESS

O CHAM – Centro de Humanidades, vinculado à NOVA FCSH, está de momento a desenvolver o projeto DRESS – DesenhaR a moda das fontES quinhentistaS, que pretende reconstruir um vestido do início do século XVI com base na documentação do dote de casamento da Infanta D. Beatriz com Carlos III, Duque de Sabóia. 

Com a formulação desta ambiciosa proposta, a iniciativa tem por objetivo contribuir para o entendimento da dimensão histórica, táctil e material do vestuário feminino de elite em Portugal no século XVI . Para isso conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que financia o projecto. 

A metodologia da investigação está especialmente focada no processo, ou seja, no acto de reflexão sobre as formas do corpo e dos moldes, na interpretação dos vestígios arqueológicos, na documentação de técnicas e ofícios e na análise das características das texturas, cores e do corte assim como das peças que integram o vestido. Com o desenvolvimento deste trabalho, esta unidade de investigação da NOVA FCSH espera oferecer contributos valiosos para compreender a cultura da moda do século XVI em Portugal. 

Mais informações sobre este e outros projetos do CHAM estão disponíveis no site da unidade de investigação.