Catarina Alves Costa com documentário no IndieLisboa
30 de Abril de 2025, 10:13

Chama-se Orlando Pantera e é o documentário de Catarina Alves Costa, docente do Departamento de Antropologia da NOVA FCSH, que será exibido, pela primeira vez, no Festival Internacional de Cinema IndieLisboa no próximo dia 3 de maio, às 18h30, na Culturgest. A sessão seguinte está agendada para dia 6, às 19h, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Este documentário debruça-se sobre a história do legado do músico e compositor cabo-verdiano Orlando Pantera através de arquivos e encenações musicais e conta com interpretações de artistas como Princezito, Zul Alves e Mayra Andrade, fortemente inspirados pelo trabalho de Orlando.
Filmado na ilha de Santiago, em Cabo Verde, o filme de Catarina Alves Costa capta diversas paisagens tropicais, inclui materiais de arquivo filmados em 2000 por Orlando e acompanha os encontros da sua filha, Darlene, com pessoas e lugares que foram importantes na vida do compositor. O foco na vida de Orlando Pantera já tinha sido marcado anteriormente pela cineasta e docente da NOVA FCSH no filme Mais Alma, de 2001.
Orlando Pantera morreu tragicamente com 33 anos em 2001, pouco antes de conseguir gravar o seu disco de estreia. Contudo, durante a sua carreira colaborou com vários artistas e contribuiu para a identidade da música cabo-verdiana.
O trailer do documentário pode ser visto aqui.