Data: 3 a 15 Jan 2024
Docente: Rui Pedro Julião
Docente: Ricardo Nogueira Mendes
Acreditação pelo CCPFC: Não

A procura de espaços de lazer fora do ambiente urbano tem ganho uma relevância crescente nos últimos anos. Cada vez mais, a população urbana (hoje cerca de 55% do total) procura espaços contratados em busca de paisagens agradáveis, valores culturais e ambientais diferentes, e experiências que correm com o seu quotidiano. É neste contexto que a procura por áreas protegidas tem crescido para a realização de vários tipos de atividades.

Nesse âmbito o curso aborda as Áreas protegidas – conceitos de base e legislação, os Desportos de ar livre e a Gestão de atividades de lazer em áreas protegidas.

Visitas previstas: Parque Natural da Arrábida e Estuário do Sado

Unidades de Investigação envolvidas: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

Parcerias: ICNF

____

UA1. Áreas protegidas – conceitos de base e legislação.

• Perspetiva histórica da conservação da natureza na Europa e em Portugal;
  • Instrumentos de gestão das áreas protegidas;
  • Turismo de Natureza/ Ecoturismo/etc.

UA2. Desportos e atividades de ar livre

• Trail running;
  • BTT;
  • Birdwatching;
  • Whalewatching;
  • Outros, por exemplo: (Pedestrianismo/Geocaching/Rafting/Canyoning/Escalada).

UA3. Gestão de atividades de lazer em áreas protegidas.

• Impactos Ambientais;
  • Conflitos Sociais;
  • Impactos Económicos;
  • Sinalética, infraestruturas, certificação, etc.;
  • Sustentabilidade;
  • Monitorização;
  • Eventos.

____

• Leung, Yu-Fai, Spenceley, Anna, Hvenegaard, Glen, and Buckley, Ralf (eds.) (2018). Tourism and visitor management in protected areas: Guidelines for sustainability. Best Practice Protected Area Guidelines Series No. 27, Gland, Switzerland: IUCN. xii + 120 pp.
  • Gómez-Limón García, J., & Martínez Alandi, C. (2016). Guía de buenas prácticas para el desarrollo de carreras por montaña en espacios naturales protegidos (Series de manuales EUROPARC-España No. 12). Series de manuales EUROPARC-España. Madrid: Fundación Fernando González Bernáldez.

____

Rui Pedro Julião é Doutorado em Geografia e Planeamento Regional (especialidade de Novas Tecnologias em Geografia), é Professor Associado com Agregação do Departamento de Geografia e Planeamento Regional, Investigador do CICS.NOVA da NOVA FCSH e Professor Auxiliar Convidado da NOVA IMS. Foi Subdiretor-Geral do Instituto Geográfico Português, responsável pelas áreas de Investigação & Desenvolvimento, Cadastro e Sistema Nacional de Informação Geográfica (2002 a 2012), e Presidente da Associação Portuguesa de Geógrafos (2012 a 2016).

Ricardo Nogueira Mendes, Biólogo, Pós-graduado em Turismo de Natureza, tem um Diploma de Estudos Avançados em Geografia e Planeamento Territorial, especialidade Planeamento e Ordenamento do Território e um Doutoramento em Ciências do Desporto. É Investigador do CICS.NOVA da NOVA FCSH (desde 2012) e o INEFC-UdL (desde 2019), e tem desenvolvido trabalho técnico e científico em torno da capacidade de carga e das utilizações turísticas e recreativas das áreas protegidas em Portugal e na Catalunha.

• Curso PRR