Jan
Data: 22 a 31 Jan 2024
Horário: 22, 23, 24, 25, 29, 30 e 31 de janeiro das 14h00 às 17h40 | 27 de janeiro das 08h30 às 11h30 - visita
Duração: 28h | 6 ECTS
Docente: Paula Ochôa
Docente: Carla Alferes Pinto
Docente: Catarina Gonçalves (SPIRA)
Acreditação pelo CCPFC: Não

O valor da cultura não é absoluto e as intervenções culturais têm que gerir simultaneamente o seu impacto, não apenas ao nível económico, mas também social, cultural e ambiental. Apesar de existirem diferentes Modelos de Gestão de Património Cultural, todos tomam o turismo como fator de crescimento económico. Este módulo acompanha experiências inovadoras de boas práticas de gestão do turismo cultural e fornece instrumentos para uma administração equilibrada que promova o desenvolvimento de práticas e a promoção de fluxos turísticos sustentáveis, atenta quer à exploração abusiva e descaracterizadora dos recursos culturais, quer ao desperdício de oportunidades devido a má gestão.

Visitas previstas: Quake – Museu do Terramoto de Lisboa

Unidades de Investigação envolvidas: Centro de Humanidades (CHAM)

Parcerias: SPIRA

Semana 1

• Sessão 1: O Sistema de Gestão Patrimonial – Como se organiza o setor do Património Cultural e do Turismo em Portugal;
  • Sessão 2: O Parque Patrimonial português – Caracterização do parque patrimonial de Portugal: monumentos, museus, equipamentos abertos ao público, estatísticas;
  • Sessão 3: Modelos de Gestão de Excelência;
  • Sessão 4: Casos de Estudo – Análise de Casos de Estudo de equipamentos culturais isolados, geridos em rede e projetos de desenvolvimento local de base patrimonial.

Semana 2

• Sessão 1: Políticas de Património Cultural – Teorias da Gestão Patrimonial: o caso francês e o caso anglo-saxónico;
  • Sessão 2: Oportunidades futuras – Tendências e desafios da gestão patrimonial em Portugal na próxima década;
  • Sessão 3: Avaliação de Impactos;
  • Sessão 4: Apresentação do relatório final.

____

• GONÇALVES, Catarina, CARVALHO, José Maria Lobo e TAVARES, José (2020), Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social. Lisboa: Fundação Millennium Bcp.
  • GONÇALVES, Catarina Valença (Coord., 2022), Os Próximos 10 Anos do Património Cultural em Portugal: Tendências. Lisboa: Spira – revitalização patrimonial.

DOCENTES

____

Paula Ochôa, Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Co-coordenadora do Mestrado em Património e do Mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais. Coordenadora da linha temática Paradigma Digital (CHAM – Centro de Humanidades). Msc in Information Management (University of Sheffield) e Doutoramento em Ciência da Informação.

Catarina Valença Gonçalves, Diretora-geral da SPIRA – revitalização patrimonial. Com mais de 20 anos de experiência no setor do Património Cultural, Catarina é a criadora de projetos emblemáticos no panorama nacional, tais como: a Rota do Fresco, a patrimonio.pt, a Bienal Ibérica do Património Cultural, o Estudo “Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social”, a monografia “Os próximos 10 anos do Património Cultural: Tendências”, ou, ainda, os Dias Abertos e a Bienal Artes & Ofícios Novo Design. Iniciou a sua atividade profissional no GECoRPA, colaborou com a Direção Geral dos Monumentos Nacionais, trabalhou para uma associação de municípios durante praticamente 10 anos, até fundar a Spira, em 2007, empresa que dirige desde então. Atualmente, é também Coordenadora do curso de Gestão do Património Cultural na Católica Porto Business School.

• Curso PRR