Fev
Data: 7 a 23 Fev 2024
Horário: 7, 8, 9, 16 e 23 de fevereiro das 10h00 às 13h00 | 10 de fevereiro das 10h00 às 13h00 - visita
Duração: 14h | 3 ECTS
Docente: Daniel Alves
Acreditação pelo CCPFC: Não

Na era dos arquivos nascidos digitais e num momento de crescimento exponencial na digitalização de arquivos, talvez o principal desafio já não seja o da escassez de dados. Encontramos online grandes arquivos nacionais, arquivos regionais e locais, arquivos de instituições, arquivos pessoais, arquivos de associações, arquivos populares… Esta riqueza e diversidade de informação é, sem dúvida, uma oportunidade para as instituições que divulgam o seu património, podendo contribuir, também, para a sua preservação. É também uma oportunidade para os agentes de turismo pela possibilidade em aceder, manipular e reutilizar esses dados de formas cada vez mais eficazes e intuitivas. E uma oportunidade para o público em geral, que acede à sua memória coletiva com um clique ou o deslizar de um dedo. Mas uma parte substancial destes dados não são conhecimento, nem ajudam a gerar conhecimento, estão desconectados, descontextualizados, dispersos e de difícil reutilização. Neste curso pretendemos refletir sobre essas oportunidades e desafios, numa abordagem que leve em conta o papel dos arquivos digitais, tendo como estudo de caso a Infraestrutura ROSSIO e o seu portal.

Visitas previstas: Torre do Tombo

Unidades de Investigação envolvidas: Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT – NOVA FCSH) e Instituto de História Contemporânea (IHC – NOVA FCSH)

Parcerias: DGPC, ROSSIO.

____

• Kremers, Horst, ed. Digital Cultural Heritage. Springer, 2020.
  • Lewi, Hannah, Wally Smith, Dirk vom Lehn, and Steven Cooke, eds. New Digital Practices in Galleries, Libraries, Archives, Museums and Heritage Sites. Routledge, 2019.

____

Daniel Alves é professor auxiliar no Departamento de História e investigador no Instituto de História Contemporânea (IHC), ambos da NOVA FCSH, Universidade NOVA de Lisboa. Tem um Mestrado em História do Século XIX e um Doutoramento em História Económica e Social Contemporânea. É editor da revista IJHAC: A Journal of Digital Humanities, publicada pela Edinburgh University Press. Coordena o Laboratório de Humanidades Digitais do IHC, sendo consultor da Infraestrutura Digital de Investigação ROSSIO. É atualmente Subdiretor Adjunto para as Infraestruturas Tecnológicas e Transição Digital da NOVA FCSH.

• Curso PRR