Data: 28 Ago a 7 Set 2023
Horário: segundas a quartas-feiras das 18h00 às 21h00 | quintas-feiras das 18h00 às 21h30 | Sala: A101
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: Comunicação, Política, Linguagem e Filosofia
Docente responsável: Pietro Gori
Docente: Paolo Stellino
Docente: Pietro Gori
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial e a distância (streaming)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial e a distância (streaming)

____

O curso propõe-se oferecer uma abordagem introdutiva ao pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, através da leitura de alguns das suas obras principais. O objetivo é, em primeiro lugar, aprofundar as questões que Nietzsche elabora no decurso da sua obra e que representam as etapas fundamentais do pensamento contemporâneo ocidental. Em segundo lugar, serão tratadas questões relativas à metodologia de estudo e análise de textos filosóficos.

____

A atividade principal do curso consistirá numa introdução ao pensamento de Friedrich Nietzsche a partir da leitura de algumas páginas icónicas das suas obras. No curso esboçar-se-á o percurso intelectual de Nietzsche refletindo sobre as suas ideias filosóficas mais interessantes, entre as quais se destacam a morte de Deus e o problema do niilismo; a crítica à moral do cristianismo; a diagnose do tipo humano produzido por essa moral (o décadent); a reflexão sobre o conhecimento e seu valor epistémico; mais em geral, a problematização do valor tradicionalmente atribuído às avaliações humanas. Dedicar-se-á particular atenção ao projeto filosófico que Nietzsche quis desenvolver ao longo da sua vida e ao contexto intelectual do seu pensamento maduro, época na qual esse projeto se concretiza na ideia de uma “Transvaloração de todos os valores”. A essa ideia pode-se atribuir um valor intelectual e até antropológico, constituindo ela a referência principal de um percurso de criação de novos filósofos e de uma nova humanidade.

____

• F. Nietzsche, A Gaia Ciência, Lisboa: Relógio D’Água.
  • F. Nietzsche, Genealogia da Moral, Lisboa: Relógio D’Água.
  • F. Nietzsche, Crepúsculo dos ídolos, Lisboa: Edições 70.
  • P. Gori (org.), Introdução a Nietzsche, Lisboa: Tinta da China (em preparação), capítulos 2 e 4.
  • P. Gori e P. Stellino, “O perspectivismo moral nietzschiano”, Cadernos Nietzsche 34/1 (2014), pp. 101-129

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docentes

____

Paolo Stellino é investigador contratado no Instituto de Filosofia da Nova (IFILNOVA) e professor convidado no Departamento de Filosofia da NOVA FCSH. Atualmente é responsável pelas unidades curriculares Filosofia e Cinema (Mestrado em Estética e Estudos Artísticos) e Introduction to Ethics (through Film) (English Curricula – Social Sciences and Humanities Track). As suas áreas de interesse são a história da filosofia (séculos XIX e XX, com especial atenção à filosofia de Friedrich Nietzsche), a ética (em particular, a filosofia do suicídio) e a filosofia do cinema. Interessa-se também pela relação entre filosofia e literatura. É membro da associação “Hyper Nietzsche”, da “Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheano” e do “Seminario Permanente Nietzscheano”. É também colaborador do “Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart”. Desde 2022, é coordenador do “Lisbon Nietzsche Group”. Realizou estadias de investigação nas seguintes universidades: Victoria University (Wellington), Ernst- Moritz-Arndt-Universität (Greifswald), McGill College (Montreal), Maison Française d’Oxford (Oxford), Humboldt-Universität zu Berlin (Berlin). Tem publicado vários artigos em livros e em revistas internacionais. Realizou estadias de investigação nas seguintes universidades: – Página institucional: https://ifilnova.pt/pessoas/paolo-stellino/.

Pietro Gori (Ph.D. em Filosofia Moderna e Contemporânea, 2008) é investigador contratado no Instituto de Filosofia da NOVA FCSH, onde é também docente convidado pelas cadeiras em Filosofia das Ciências e Filosofia do Conhecimento. É membro da associação “HyperNietzsche,” da “Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos”, do “Seminario Permanente Nietzscheano”, da “Red Ibérica de Filosofia das Ciências”, e colaborador da “Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart”. Entre 2017 e 2022, foi também coordenador do “Lisbon Nietzsche Group”. Os principais âmbitos da sua atividade académica são Filosofia Ocidental Moderna e Contemporânea; História e Filosofia da Ciência; Epistemologia; e Antropologia Filosófica. Neste contexto, Gori trabalhou particularmente sobre os representantes duma viragem anti-fundacionalista em filosofia (e.g. Friedrich Nietzsche, William James, e Ernst Mach), assim como sobre a filósofa da ciência inglesa Mary B. Hesse e a sua abordagem pós-empirista. As suas publicações incluem ensaios monográficos, coleções de ensaios, edições críticas de obras filosóficas, vários capítulos de livros e artigos em revistas internacionais. – Página institucional: https://ifilnova.pt/pessoas/pietro-gori/

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)