Maria Augusta Babo

Gabinete: 503

mab@fcsh.unl.pt

Doutorada em Semiótica e Agregada em Teoria da Cultura, é Professora Associada no Departamento Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora no Instituto de Comunicação da Nova – ICNova – que reintegrou o Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens – CECL – de que foi Presidente desde 2014.

Fundadora, com Jorge Lozano, da Associação Ibérica de Semiótica, de que é co-presidente, foi directora da Revista de Comunicação e Linguagens – CECL/ Relógio d’Água, entre1999 e 2006.

Participa em colóquios e congressos nas suas áreas de investigação: a Semiótica, a Teoria da Escrita e os processos de subjectivação e publica regularmente artigos académicos em revistas nacionais e estrangeiras, capítulos de livros ou livros de que é autora ou co-autora.

Em 2018 ganha o Prémio do CNC: Uma ideia para mudar o Mundo, com a proposta de construção de uma plataforma colaborativa de micro-experiências culturais que está, actualmente, a implementar num projecto de investigação de que é IR.

 

Unidade de investigação: Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)

Áreas de investigação: Semiótica, Teoria da escrita, Teoria do sujeito

Formação
AnoÁreaGrauInstituição
2011Teoria da CulturaAgregadoUniversidade do Minho
1981Sémiologie LittéraireDoutorUniversité de Paris VII
  • Do Fragmento  
  • Culturas do Eu  
  • Documentos del presente  
  • Modas, modos, maneiras  
  • Apresentação da Revista de Comunicação e Linguagens - Modas Modos Maneiras  
TítuloFonte de financiamentoInícioFim
African-European Narratives - Programme: Europe for Citizens . 589356-CITIZ-1-2017-1-PT-CITIZ-REMEM. Investigadora
http://www.cecl.com.pt/pt/atlasportugalafrica - Coordenação do Glossário
CargoInícioFim
Co-organizadora e co-presidente, com Jorge Lozano, da Universidade Complutense de Madrid, do I Congresso Ibérico de Semiótica, FCSH - UNL
Outubro de 2016, Seminário na Universidade Complutense de Madrid: http://semioticagesc.com/articulos/conferencia-inaugural-del-master-en-periodismo-ucm-o-vestuario-uma-segunda-pele-ma-augusta-babo/
Outubro de 2016, funda, com Jorge Lozano, a Associação Ibérica de Semiótica, com acta datada de 14 de Outubro de 2016, Madrid.
Desde 2014, Presidente do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - CECL - FCSH
De Janeiro 1999 a Fevereiro de 2006, Directora da Revista de Comunicação e Linguagens – CECL/ Relógio d’Água, inscita na rede LATINDEX

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer