Visibilidade e Invisibilidade das Mulheres nos Arquivos
Manifestação operária contra o desemprego, Rua Augusta, Lisboa. Luís Pavão, 1975. Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico (PT/AMLSB/LUP/000009).
Arquivo Municipal de Lisboa

Visibilidade e Invisibilidade das Mulheres nos Arquivos: 50 anos de Revolução

14 de maio, 2024 | 14h – 18h30

no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico

Durante os regimes de Salazar e Franco a identidade feminina foi invisibilizada, negativamente indicada e controlada pelo poder, privando-a de seu próprio espaço de representação. A partir das transições democráticas na Península Ibérica, várias mulheres começaram a organizar formas de ativismo em prol de sua emancipação, liberdade de expressão e participação cívica. Essa resistência gerou estratégias combativas na forma de linguagem subversiva e fórmulas alternativas de autoproclamação, gerando uma rutura simbólica com o antigo sistema de invisibilidade e subalternidade.

Atendendo aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (em particular o objetivo 5 relativo à igualdade de género), o presente workshop aborda a forma como os museus e as práticas artísticas contemporâneas estão a fazer uso dos arquivos existentes e/ou a constituir novos arquivos que permitam retirar a mulher de uma invisibilidade sistémica. No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, este encontro pretende dar protagonismo à representação de mulheres artistas, arquitetas e escritoras em diversos arquivos, mostrando-a nas suas inúmeras facetas, incluindo no exercício de papéis emancipados, particularmente no que diz respeito à estreita relação entre os domínios da criação artística, do ativismo e da cidadania inclusiva.

Consultar programa

Destinatários:
Investigadores do IHA-NOVA FCSH / IN2PAST
Funcionários e Colaboradores do Arquivo Municipal de Lisboa
Outros investigadores e curadores (mediante disponibilidade de lugares)

Inscrição:
Entrada livre, mas sujeita a marcação prévia através do preenchimento do formulário.
Limite de 40 participantes.

Este workshop integra-se no Ciclo de Workshops Arquivos Fotográficos: Instituições, práticas artísticas e cidadania, uma parceria entre o Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa / IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território e o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico.

Todas as informações no website https://workshop-arquivosfotograficos.weebly.com/