Edite Alberto regressa à Escola Básica Eurico Gonçalves

A par de Filipa Lopes, também Edite Alberto, investigadora do Centro de Humanidades da NOVA FCSH (CHAM), regressou à sua escola básica no passado dia 14 de maio no âmbito do programa Cientista Regressa à Escola.

A historiadora organizou duas oficinas na Escola Básica Eurico Gonçalves, em Lisboa, cujo objetivo principal foi ensinar aos e às estudantes de 3.º ano o papel do historiador e a importância das fontes históricas na investigação e na produção de conhecimento científico. 

Os objetivos principais do programa desenvolvido pela Native Scientists são a ampliação dos horizontes das crianças, a promoção da literacia científica e do Ensino Superior, assim como a desconstrução de estereótipos relacionados com a ciência e os/as cientistas. 

Ao criarem este programa, as fundadoras – Joana Bordalo, Joana Moscoso e Matilde Gonçalves – tencionam fomentar a literacia e a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando a ciência da sociedade e ancorando o projeto a conceitos tão importantes como a humanização da ciência e a educação circular.

O programa Cientista Regressa à Escola é implementado pela Native Scientists contando com o apoio do Programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa.