CINENOVA entra no último mês para submissão de curtas-metragens

Até 2 de maio de 2021, os jovens realizadores podem submeter as suas curtas-metragens para a terceira edição do CINENOVA. O festival universitário de cinema, que se realiza de 28 de setembro a 1 de outubro em Lisboa, tem um prémio de 2.000€ para o melhor filme a concurso e de 1.000€ para o melhor filme português.

Ainda a cerca de um mês do fecho das submissões, o CINENOVA 2021 já ultrapassou o total de 800 curtas recebidas no ano passado. O número de países também já foi superado: jovens realizadores de 80 países já submeteram os seus filmes a concurso. Portugal, Brasil e Reino Unido são os países com mais obras enviadas, até agora.

Os trabalhos podem ser enviados gratuitamente através da plataforma FilmFreeway. Os filmes a concurso (até 30 minutos) devem ter sido produzidos depois de janeiro de 2018 e enquanto o realizador estava inscrito numa instituição de Ensino Superior. O tema do festival é “Cinema e Conhecimento”.

Nos dias 16 e 23 de abril, a organização promove sessões online (em inglês e português) de perguntas e respostas sobre o Festival e o processo de submissões.

O júri será constituído por figuras de referência no panorama cultural nacional e internacional. O regulamento de participação e todas as informações sobre o CINENOVA 2021 estão disponíveis aqui.

O CINENOVA, único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, tem como objetivos dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o Cinema, o Conhecimento e a Comunicação.

Em 2020, mais de 600 pessoas visitaram o festival. O CINENOVA é promovido pela NOVA FCSH e organizado por estudantes e professores universitários. Além da exibição dos filmes a concurso, serão promovidas várias atividades paralelas, como masterclasses, debates e workshops.