CINENOVA 2021 com submissões abertas

Está aberto até 2 de maio de 2021 o prazo de submissões de curtas-metragens para a terceira edição do CINENOVA. O festival internacional de cinema universitário, que se realiza de 28 de setembro a 1 de outubro em Lisboa, tem um prémio de 2.000€ para o melhor filme internacional e de 1.000€ para o melhor filme português a concurso.

Os trabalhos podem ser submetidos gratuitamente através da plataforma FilmFreeway. Os filmes a concurso (até 30 minutos) devem ter sido produzidos depois de janeiro de 2018 e enquanto o realizador estava inscrito numa instituição de Ensino Superior. O tema do festival é “Cinema e Conhecimento”.

O júri será constituído por figuras de referência no panorama cultural nacional e internacional. O regulamento de participação e todas as informações sobre o CINENOVA 2021 estão disponíveis aqui.

View this post on Instagram

A post shared by CINENOVA (@cinenovafestival)

O CINENOVA, único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, tem como objetivos dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o Cinema, o Conhecimento e a Comunicação. Em 2020, recebeu mais de 800 filmes a concurso de 77 países e mais de 600 pessoas visitaram o festival.

A última edição teve como vencedores os filmes Provence (da realizadora belga Kato de Boeck), na categoria de Melhor Filme, e Três Perdidos Fazem Um Encontrado (realizado pelo japonês Atsushi Kuwayama em Mestrado na Universidade Lusófona) na categoria de Melhor Filme Português a Concurso. O júri entregou ainda várias Menções Honrosas entre os 38 filmes exibidos.

O CINENOVA é promovido pela NOVA FCSH e organizado por estudantes e professores universitários. Além da exibição dos filmes a concurso, serão promovidas várias atividades paralelas, como masterclasses, debates e workshops.